O que faz um alimento ser orgânico? - Rancho Orgânico

Blog

O que faz um alimento ser orgânico?

Considera-se orgânico todo alimento que é obtido de um sistema orgânico de produção agropecuária ou derivado de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.

Assim, agricultura orgânica é um modelo de agricultura que propõe o cultivo da terra para produção de alimentos puros e sadios e que visam reestabelecer um convívio mais inteligente, integrado e equilibrado com a natureza.

Partindo deste princípio, o alimento orgânico é aquele que foi cultivado sem uso de nenhum tipo de agrotóxico, adubo químico, sementes transgênicas, irradiação e em caso de alimentos processados, sem aditivos de conservantes, corantes e antibióticos.

Neste tipo de cultivo, ecologicamente sustentável e socialmente justo, as condições da água, do ar, da fauna, e em especial, do solo, devem ser saudáveis e preservadas, afinal é pela raiz que a planta absorve os nutrientes, processa parte da síntese dos minerais e se abastece de água para crescer.

Nossa alimentação baseia-se fundamentalmente em nutrientes provindos do solo, absorvidos pelas plantas, transformados em substâncias nutritivas que formam e mantém o nosso corpo, ativando e mantendo os nossos processos metabólicos, emocionais e intelectuais, sendo responsáveis por nossa saúde física e mental.

Em uma publicação recente nos Estados Unidos, um relatório escrito a partir da revisão de 41 estudos científicos de diversos países ao redor do mundo que comparam a qualidade nutricional de alimentos oriundos de produção orgânica e convencional aponta teores significativamente mais altos de nutrientes em produtos orgânicos.

O artigo “Comparação da Qualidade Nutricional de frutas, hortaliças e grãos orgânicos e convencionais”, publicado no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, relata que produtos orgânicos, em média, contém 29,3% mais Magnésio, 27% mais Vitamina C, 21% mais Ferro, 13,6% mais Fósforo, 26% mais Cálcio, 11% mais Cobre, 42% mais Manganês, 9% mais Potássio e 15% menos nitratos. Em culturas como espinafre, alface, repolho e batatas, aqueles produtos oriundos de agricultura orgânica apresentaram uma superioridade nutricional ainda maior.

Ao consumir um alimento orgânico você estará contribuindo com toda essa rede sutil e natural de sustentação, favorecendo para que o equilíbrio do meio ambiente com toda sua complexidade e singularidade se mantenha e assim preservando a própria vida. Em troca, estará absorvendo somente o que há de melhor, a natureza em estado perfeito, orgânico e puro.

Compartilhe esse artigo

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br