Conheça Ana Maria Primavesi - Rancho Orgânico

Blog

Conheça Ana Maria Primavesi

Ana Maria Primavesi é, sem sombra de dúvidas, uma sumidade sobre solos tropicais e cultivo orgânico agroecológico no Brasil.

Nascida na Áustria em 1920, Ana Maria Primavesi é engenheira agrônoma de formação, especialista e apaixonada pelo estudo do solo, dedicou sua vida a trabalhar, entender, pesquisar, analisar o mais vasto e complexo universo que compõe o solo tropical.

Junto ao seu marido, Artur Primavesi, chegou ao Brasil na década de 60 – já formada e com vasta experiências em diversos países europeus – onde começou o seu trabalho no campo, chamando atenção dos fazendeiros e agrônomos brasileiros sobre a necessidade de se compreender melhor a formação e necessidade do solo local para se produzir alimentos sadios e nutricionalmente sadios.

Na época – e ainda hoje – era absolutamente comum seguir e replicar as técnicas agrícolas praticadas na Europa e na América, seguindo as recomendações de tratamento, adubação, cultivo, etc. sem considerar a diferença abissal do tipo e qualidade de solo e clima.

Enfrentando muita resistência e oposição, Ana Maria Primavesi sempre buscou meios de alertar para a necessidade de se estabelecer o manejo do solo de forma consciente, integrada com o meio ambiente e também promover uma agricultura que privilegiasse a atividade biológica do solo com um teor de matéria orgânica elevado, defendendo a aplicação de técnicas como adubação verde e controle biológica do solo em substituição ao uso de insumos químicos.

Seu trabalho de maior influência é o livro “Manejo Ecológico do Solo” onde propõe o entendimento do solo como organismo vivo, conceito que revolucionou a agricultura ecológica tropical da América Latina. Neste trabalho, Ana Maria Primavesi enfatiza que o pré-requisito para cultivar plantas saudáveis é preservar a biodiversidade do solo saudável, que por sua vez contribuirá efetivamente para saúde do homem / animais pois os alimentos são verdadeiramente saudáveis e nutritivos, enfatizando assim a importância de restabelecer o equilíbrio entre o solo, organismos do solo, plantas, animais e seres humanos.

“A agricultura convencional é a arte de explorar solos mortos. (…) as pessoas que comem agora estas colheitas, comem plantas doentes e também se tornam doentes. Uma planta deficiente somente pode gerar um homem deficiente e deficiência sempre significa doença. Por isso precisa-se a cada ano mais leitos hospitalares. Doenças antes nunca vistas aparecem, especialmente de vírus, como também nas plantas as pragas e doenças aumentam ano por ano. Em 1970 existiam no Brasil 193 pragas. Atualmente ultrapassa 650. De onde vieram? Bactérias, fungos, vírus e insetos que antes eram pacíficos e até benéficos agora se tornam parasitas. Por que? Porque as plantas são doentes nos solos doentes. E o solo é doente quando perde sua vida, sua porosidade, seu equilíbrio em nutrientes”.

Ana Maria Primavesi publicou 94 artigos científicos no Brasil e em revistas internacionais. Além disso, escreveu 11 livros e colaborou em inúmeras outros publicações. Atuou como professora na Universidade Federal de Santa Maria / RS e também foi a responsável por organizar o primeiro curso de pós graduação em agricultura orgânica.

Aos 97 anos segue ativa em seu propósito de disseminar a consciência de que a vida depende do solo e que é preciso uma mudança global de pensamento, comportamento e prioridades para salvarmos o nosso planeta Terra.

Conheça mais sobre sua história: https://globoplay.globo.com/v/2140900/

Acompanhe seu trabalho: https://www.facebook.com/anamariaprimavesi/

Compartilhe esse artigo

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br