O poder da babosa orgânica - Rancho Orgânico

Blog

O poder da babosa orgânica

Aloe Succotrina e Aloe Vera são uma das centenas de espécies de plantas conhecidas popularmente como Babosa, atualmente a mais amplamente utilizada em produtos de consumo, tanto para uso externo como interno, por causa de suas reconhecidas propriedades benéficas.

Os seus benefícios para saúde, pele e cabelos é conhecido desde os tempos antigos. O uso desta planta é de longa tradição em várias partes do mundo, dado os seus muitos benefícios observados ao longo dos anos, inicialmente confirmados apenas pela experiência, e também por uma gama de pesquisas científicas.

Ela é riquíssima em nutrientes, como lignina, saponinas, minerais, cálcio, potássio, magnésio, zinco, sódio, cromo, cobre, cloro, ferro, manganês, betacaroteno (pró-vitamina A), vitaminas B6 (piridoxina), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3, E (alfa tocoferol), C (ácido ascórbico), ácido fólico e colina.

Essa riqueza em nutrientes confere à Babosa um poder de cura único pois é um extraordinário fortalecedor do organismo e, sendo assim, protege-nos de diversas doenças, promovendo saúde.

Tanto o gel (para uso externo) que o sumo (para uso interno) são utilizados de suas folhas e a planta pode ser facilmente cultivada em casa. O gel é particularmente eficaz no tratamento tópico de queimaduras, escoriações, psoríase e outras doenças da pele, enquanto o suco é utilizado principalmente como imunomodulador, desintoxicante e para problemas gastrointestinais.

Era conhecida pelos egípicios de “o elixir da longa vida”, e segundo, documentos em hieróglifos e papiros, foi usado para fins medicinais, embalsamento das múmias, etc. Há quem diga que a própria Cleópatra e Nefertiti, Rainha do Egito e Deusa da beleza respectivamente, usavam-na de maneira abundante para seus cuidados especiais de beleza. Já os chineses da antiguidade fizeram muito o uso da Aloe Vera como medicamento e os gregos (base do mundo atual), usaram para o tratamento interno e externo da pele, tratamento de queimaduras, manchas, perda de cabelo, indisposição estomacal.

Atualmente, tem sido usada por sua eficácia no tratamento de queimaduras, na cura de feridas, na psoríase, na recuperação da pele desidratada, na eliminação de cicatrizes, no tratamento de acne, em produtos capilares, em loções e emulsões corporais e até usada oralmente no comabate de doenças e infecções.

Seu uso é muito versátil e pode ser útil em várias situações, confira algumas aqui:

Aplicações do gel da aloe vera:

Hidratante, Antirrugas e clareador de manchas natural: o gel é incrivelmente hidratante e pode ser colocado diretamente sobre as peles do rosto, pescoço e todo corpo, deixando-o agir até secar ou pelo tempo que quiser. Para manchas no rosto, indica-se aplicação constante de máscaras feitas com gel da babosa.

Queimaduras (do sol e em geral):por seu efeito hidratante, depois de exagerar no sol, o melhor remédio é o gel da babosa, refrescante e hidratante.

Hidratação capilar e controle de caspa: coloque o gel sobre o couro cabeludo e ao longo dos fios massagenado-o antes de lavá-lo normalmente. Deixe agir por pelo menos 10 minutos ou pelo tempo que quiser.

Cicatrização de acne, espinhas e machucados, alívio irritação da pele (após depilação ou pós barba), alívio de coceira de picadas de insetos, inflamações internas na boca e gengivas, etc.

Aplicações do suco da aloe vera:

Trato gastrointestinal:
Em um estudo interessante, realizado no Reino Unido em 2004, os pesquisadores deram a um grupo de pessoas com colite ulcerativa, um tipo de doença inflamatória do intestino, o sumo de aloe vera para beber duas vezes por dia. Depois de apenas quatro semanas houve melhoras da doença nos participantes que beberam o suco de babosa, em comparação com o grupo de controle que tinha tomado apenas água pura.

Graças às suas propriedades antiinflamatórias, principalmente devido aos mucopolissacarídeos contidos na planta, a aloe também é usada para problemas muito comuns, tais como colite, gastrite e outros tipos de inflamação. Mas, como acima especificado, para tal, o produto usado deve ser estritamente sem aloína, pois, ao contrário pode causar agravamento dos sintomas. Portanto, consulte sempre um médico e nunca se automedique.

Sistema imunológico:
E foi demonstrado também que o acemanano tem propriedades imunoestimulantes, pois estimula a atividade dos macrófagos, protegendo o corpo contra vírus e bactérias. Esta é uma das principais razões pelas quais se bebe o suco de babosa, para estimular as defesas naturais do organismo nos períodos em que elas mais são requeridas: outono, inverno ou durante períodos estressantes de provas físicas e mentais.

Propriedades antibacterianas e antivirais:
Algumas pesquisas mostraram que extratos de aloe são capazes de agir contra alguns tipos de bactérias, vírus ou fungos, incluindo Escherichia coli e a Candida albicans. A assunção do suco, portanto, pode ajudar em casos onde há infecções deste tipo ajudando o sistema imunológico, mas também agindo especificamente.

Propriedades antioxidante e desintoxicante:
A planta que contém 12 vitaminas, 15 enzimas, 18 aminoacidos, 20 minerais, 75 nutrientes e mais de 150 princípios ativos, também é considerada excelente por suas ações desintoxicante e antioxidante, capazes de combater os radicais livres que contribuem para o envelhecimento das células do nosso corpo.

A lista é, certamente, não exaustiva. São muitas as substâncias que fazem desta planta um tesouro ainda a ser descoberto. Recentemente, entre outras coisas, a investigação científica se concentrando, em particular, sobre o seu potencial anticâncer, mas, neste caso, parecem ser mais eficaz a espécie Aloe arborescens, uma variante da aloe.

Contraindicações:
Como todas as plantas, até mesmo a aloe não está isenta de possíveis efeitos colaterais encontrados com mais freqüência principalmente no trato gastrointestinal, como cólicas e diarréia. Neste caso, você deve ouvir o seu corpo e parar o tratamento imediatamente. Se você estiver tomando medicação, é sempre melhor falar com o seu médico antes de começar a beber o suco da babosa.

O suco não deve ser consumido por mulheres grávidas (não existem estudos que indiquem a sua segurança) e durante a lactação (pode deixar o leite amargo e não muito agradável para o bebê).

Muito importante se você tomar o suco de aloe é respeitar as doses indicadas na embalagem do produto e não pensar que só porque ele é um remédio natural, você pode usá-lo indiscriminadamente. Como tudo o que é assumido para terapêutica ou preventivamente é sempre bom seguir um ciclo que pode ser de um mês a três meses, e depois parar.

O gel, contudo, não mostrou quaisquer efeitos secundários e pode ser utilizado por todos, muito bom inclusive para as crianças. Só há problemas, é claro, no caso de sofrer de alergia à planta, o que também é geralmente muito raro.

 

 

Fonte:
https://www.greenme.com.br

Compartilhe esse artigo

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br