Os riscos do agrotóxico na alimentação infantil - Rancho Orgânico

Blog

Os riscos do agrotóxico na alimentação infantil

Os riscos do agrotóxico na alimentação infantil devem ser conhecidos pelos pais e responsáveis pelo crescimento da criança!

Todas as mães sabem que os seus filhos, para crescerem saudáveis, devem ter em seu cardápio uma dieta bastante variada, com legumes, verduras e frutas. Dessa maneira, as crianças terão todas as vitaminas e sais minerais que são essenciais para se prevenirem contra doenças e fortalecerem o organismo.

Legumes, por exemplo, contam com um baixo teor de gordura e, sendo assim, são importantes para manter a prevenção da obesidade infantil. Além disso, alguns legumes possuem um bom teor de cálcio, o que torna os ossos mais fortes e resistentes. Já no caso das frutas, elas são ricas em vitaminas e minerais, entre eles o ferro, isso torna tais alimentos uma fonte de energia essencial para o crescimento com saúde.

No entanto, apesar de todas essas vantagens e benefícios, as mães precisam ficar atentas para o fato de que legumes, verduras e frutas não orgânicos são submetidos aos agrotóxicos nas lavouras. e infelizmente o uso de tais substâncias altera a estrutura do alimento, o deixando nocivo para o organismo das crianças.

Os riscos dos agrotóxicos na alimentação
Os agrotóxicos correspondem a produtos químicos que são utilizados pelos agricultores com o intuito de enfrentar os problemas de pragas e doenças que afetam os alimentos na lavoura. Por meio dos agrotóxicos, é possível impedir o avanço de lagartas e fungos que podem prejudicar o plantio de vários alimentos. Contudo, o uso inadequado e exagerado de tais produtos químicos pode afetar o alimento, os tornando perigosos para o consumo das crianças.

As mães devem ficar atentas diante de alguns problemas de saúde causados pelos agrotóxicos em excesso nos alimentos. Entre os transtornos que podem ser detectados diante do consumo de agrotóxico podemos citar a dificuldade de crescimento, já que os elementos químicos dos agrotóxicos podem afetar o metabolismo da criança.

Outro problema é a baixa resistência contra as doenças, visto que as substâncias presentes nos produtos podem reduzir a capacidade do sistema imunológico do organismo das crianças.

Além disso, há também os problemas que podem surgir mais tarde, durante a vida adulta, que é o risco de desenvolver algum tipo de câncer. Estes produtos agrotóxicos podem estar atuando em verduras, cereais, vegetais e frutas, entre eles estão batata, a maçã, as frutas cítricas, o milho, a soja, o trigo, entre outros.

As mães devem estar atentas até mesmo para o fato de que a presença dos agrotóxicos pode afetar até mesmo a gestação. Algumas pesquisas apontam, por exemplo, que resíduos de pesticidas e demais produtos químicos podem ser encontrados até mesmo no leite materno, o que pode afetar também a saúde da criança.

É importante também estar atento para o fato de que os agrotóxicos acarretam transtornos até mesmo no rendimento escolar das crianças, visto que as substâncias químicas presentes nele podem afetar o desenvolvimento adequado e natural da capacidade neural e cognitiva, trazendo assim dificuldade de aprendizado.

Como não ser vítima dos agrotóxicos
A única forma de oferecer às crianças uma alimentação 100% livre de agrotóxicos, venenos, petroquímicos e pesticidas é através da escolha por alimentos com certificação orgânica, que são cultivados sem a adição de nenhum insumo nocivo à saúde.

Não havendo a possibilidade de oferecer uma alimentação preferencialmente orgânica aos pequenos, recomenda-se a higienização dos alimentos convencionais deixando-os de molho em água e bicarbonato de sódio, que é capaz de limpar parte dos agrotóxicos que estão nas cascas dos alimentos (porém não elimina o que já foi absorvido).

Crianças são as sementes do amanhã que queremos ver florescer, por isso precisamos cultivar e preservar sua natureza orgânica pura, através de alimentos verdadeiramente saudáveis, simples e nutritivos! Os pais e responsáveis são também grandes exemplos para crianças que estão aprendendo a alimentar-se, então aqui a reflexão cabe para toda família!

Fonte:
Sociedade Orgânica

Compartilhe esse artigo

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br