Esclarecendo as Dietas... - Rancho Orgânico

Blog

Esclarecendo as Dietas…

Esclarecendo as Dietas…

Todas as dietas cientificamente estudadas e bem aplicadas, tem, por base, proporcionar ao organismo a capacidade de se restaurar e reencontrar seu equilíbrio metabólico. Infelizmente, dietas acabam virando modismos, sendo, muitas vezes, aplicadas de forma equivocada, distanciando de suas propostas originais de proporcionar estados ótimos de saúde e vitalidade.

Por isso, aqui vamos esclarecer sobre algumas das dietas em maior evidência atualmente. Se você se identificar com alguma, recomendo que a experimente e vivencie seus benefícios. Mas recomendo que o faça sempre com suporte e acompanhamento de um profissional (nutricionista ou nutrólogo) especializado para maior segurança e integridade de sua saúde.

 

Detox

A dieta detox tem a proposta de intensificar a capacidade natural de destoxificação do organismo, auxiliando na regulação de alterações hormonais, comportamentais e desordens estéticas decorrentes de toxicidade por metais pesados e diversos outros contaminantes a que estamos expostos no dia-a-dia. Normalmente tem duração de 21 a 30 dias e, uma vez iniciada, não deve ser interrompida, pois as toxinas armazenadas nos tecidos serão liberadas para a corrente sanguínea, onde não podem permanecer, devendo ser eliminadas mediante o processo completo de destoxificação.
A dieta detox é baseada em alimentos de origem vegetal e mais puros possíveis, com efeito alcalinizante (o que significa deixar o sangue com pH levemente básico, fator importante para a saúde de nossas células) e é complementada com fitoterápicos e suplementos específicos, oferecendo condições ótimas para o funcionamento dos principais órgãos envolvidos nesse processo: fígado, rins e intestino.

 

Jejum intermitente

Trata-se de restrição calórica voluntária por períodos de tempo alternados, objetivando-se promover adaptações metabólicas evolutivos à saúde humana, como maior eficiência de geração de energia a partir do glicogênio hepático (estoque de carboidratos no fígado) e da gordura corporal.
Desde que o praticante do jejum intermitente mantenha estados de estresse equilibrados, que seus períodos de alimentação sejam compostos por uma alta densidade de nutrientes e de substâncias bioativas e que não manifeste comportamento alimentar compulsivo após os períodos de jejum, pode ser adotado de forma contínua e diversos benefícios à saúde são alcançados como o descanso e reparação do sistema digestivo e da microbiota intestinal, melhor síntese de neurotransmissores relacionados ao bem-estar e redução da ansiedade, melhora da saúde cognitiva devido ao aumento da neuroplasticidade, melhora da sensibilidade à insulina, redução da gordura visceral e prevenção de câncer e obesidade.

 

Cetogênica

A dieta cetogênica tem por objetivo fazer com que o organismo produza corpos cetônicos para geração de energia. Os corpos cetônicos são substâncias produzidas a partir da quebra da gordura corporal no fígado. Para ocorrer a cetogênese, a ingestão de carboidratos precisa ser restrita, reduzida a cerca de 20g/dia (como referência, 1 banana fornece em torno de 20g de carboidratos). É uma dieta para ser realizada por curtos períodos de tempo, mais usualmente por 2 a 4 semanas.
Sua maior contribuição à saúde é aumentar a plasticidade neuronal (reorganização e melhora da “comunicação” entre os neurônios) e reequilibrar neurotransmissores (inclusive relacionados à fome-saciedade), auxiliando, assim, no controle do peso corporal e na redução do risco de diversas patologias metabólicas e neurodegenerativas.
Proteínas e gorduras são a base alimentar da dieta cetogênica, preferencialmente ovos, peixes e aves de criação natural, frutas oleaginosas e óleos vegetais não refinados, garantindo bom aporte de substâncias antioxidantes e antiinflamatórias ao organismo.

 

Paleo

A dieta paleo tem como proposta principal combater a síndrome metabólica (obesidade, esteatose hepática, hipertensão arterial, hipercolesterolemia e resistência à insulina ou diabetes), remetendo-se ao perfil alimentar humano da era paleolítica, em que não se tinha alimentos refinados e processados. Assim, é composta por proteínas animais, folhas, ervas, legumes, cogumelos, sementes, oleaginosas, frutas e tubérculos. É um tipo de dieta que pode ser praticada continuamente, ou seja, pode ser adotada como estilo alimentar, caso seja adequada à sua individualidade biológica.

 

Independente da dieta, a maior consciência em relação à alimentação de um ser humano adulto, é que ela deve ser pura, alcalinizante, não excessiva, nem insuficiente, controlada em carboidratos e o menos inflamatória possível. Colocando essas estratégias em prática, vitalidade, boa saúde e peso adequado estarão praticamente garantidos. E, dietas com propostas específicas, podem ser vivenciadas de tempos em tempos, de forma responsável, como forma de contribuir com aquele “toque a mais” para uma qualidade de vida e longevidade ainda melhores.

 

Jackeline Taglieta
Nutricionista – CRN-3: 20209
www.jackelinetaglieta.com.br
@jackietaglieta

Compartilhe esse artigo

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br