Café - Rancho Orgânico

Café

Tomar café é uma tradição na vida de muitos brasileiros. Seja para despertar, para relaxar ou apenas para socializar, o famoso cafezinho está presente na maioria das casas e dos escritórios. Existem também os apreciadores de café, aqueles que consomem por pura degustação, provando grãos de diversos lugares do mundo. Muitos desses admiradores, no entanto, desconhecem os processos pelos quais os grãos têm de passar para adquirir o sabor característico.

O plantio, a chegada da florada, a colheita, a lavagem e separação dos grãos, a viagem até a fábrica para iniciar a fase de secar, torrar e moer os grãos, embalar e por último encaixotar, durante todos esses processos, o consumidor do café convencional recebe pequenas doses de produtos químicos, que são introduzidos para aumentar a qualidade e a durabilidade do produto.

O café orgânico reapresenta no cenário dos alimentos e desta cultuada bebida a possibilidade de termos o sabor de sua origem, do solo e da terra onde foram cultivados as plantas e os grãos. Assim como o vinho, que dependendo da região e o clima apresenta variações grandes ao paladar, o que parece mais óbvio para os consumidores e claro para os enólogos.

O que é o café orgânico?

O café orgânico é produzido sem fertilizantes, isto é, sem forçar a pressa para que o plantio cresça e apareça aceleradamente, a qualquer custo, driblando aquela que seria a velocidade natural de sua maturação, afinal há uma infância-adolescência-fase adulta no desenvolvimento agrícola e cada uma contribui a seu jeito para o resultado final. O café orgânico não é protegido por agrotóxicos, portando ele não é invadido em sua composição vegetal por substâncias químicas estranhas e artificiais. Ele precisa resistir por si mesmo perante às intempéries e pragas, no máximo evitadas com manejo e protetores naturais. Essa resistência é uma conquista própria, uma vitalidade própria criada pela situação.

Esse é o ecossistema do café orgânico e ao mesmo tempo seu leque des diferenças que são por conseguinte seus diferenciais em relação a outros grãos e gêneros. É um verdadeiro grão germinado , cultivado e maturado carregando consigo os componentes inerentes do solo e terra com todas suas sutilezas. Uma forma que conservou a delicadeza do seu sabor e do seu aroma e que faz diferença ao paladar.

Benefícios do café orgânico para a sua saúde:

O consumo de produtos orgânicos, como o café, promove diversos benefícios ligados à saúde, além de ser um produto sustentável. Ainda que os preços desses produtos orgânicos sejam mais elevados do que os tradicionais e comerciais, o consumo de orgânicos tem aumentado no Brasil graças à seus inúmeros benefícios.

O café tradicional, que em seu processo de produção adota o uso de pesticidas além de outros produtos químicos, pode provocar o acúmulo de gordura corporal, causar danos no sistema nervoso e até mesmo reprodutivo. O café orgânico possui uma alta quantidade de antioxidantes, que inclusive podem contribuir no atraso do processo de envelhecimento, e podem contribuir também na inibição do avanço de doenças como o mal de Parkison, o mal de Alzheimer e a cirrose hepática.

A cafeína do orgânico:

A cafeína ativa mecanismos no cérebro que, por sua vez, contribuem no crescimento de neurônios e trabalham ativando células-tronco que se convertem em novos neurônios. O café orgânico também possui um alto grau de cafeína, por isso o seu consumo não deve ser abusivo, principalmente por pessoas que sofrem com hipertensão, crianças e grávidas. O que faz mal para o organismo é o consumo excessivo.

O café orgânico, contribui diretamente para a sua saúde. Esses grãos orgânicos moídos cuidadosamente irão contribuir com sua saúde, com o bem estar ambiental e social.

Em nível mundial, nos últimos anos a área cultivada com café orgânico praticamente quadruplicou, saltando de 200 mil hectares, em 2004, para quase 800 mil hectares, em 2014. A tendência para os próximos anos é de ainda mais crescimento. No Brasil, a estimativa atual é que a área cultivada com café orgânico seja de 5 a 6 mil hectares.

Rancho Orgânico, desde 1998 oferecendo alimentos que preservam a nossa natureza orgânica!

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br