Chocolate - Rancho Orgânico

Chocolate

Quando se consome o chocolate, dificilmente se pensa na complexidade da sua origem. O cacau, sua principal matéria-prima, fazia parte da cultura Maia (América Central) e Asteca (México), nas quais era utilizado para a elaboração de diversas bebidas sofisticadas na Corte e também em datas comemorativas, como em casamentos, nos quais eram dados como um importante presente para a família da noiva. O cacau era tão sagrado, que foi até utilizado como moeda, comparando-se a pedras preciosas.

O cacau é considerado um superalimento, ou seja, contém uma grande quantidade de nutrientes quando comparado à outros alimentos. Ele é a fonte número 1 de magnésio, que auxilia no funcionamento do coração e possui alto teor de theobromina, que dilata o sistema os vasos e brônquios, estimulando o sistema cardiopulmonar, melhora a performance muscular e o fluxo nervoso e diurético.

Além disso, o cacau carrega uma concentração de antioxidantes superior à de qualquer outro alimento natural. Antioxidantes são moléculas de carga positiva que neutralizam os radicais livres do nosso organismo – moléculas de carga negativa originárias do processo celular natural de queima de oxigênio e por alguns fatores externos como poluição do ar -, prevenindo a danificação de células sadias do nosso corpo, o aparecimento de doenças, como o câncer e processos de envelhecimento.   Uma das substâncias antioxidantes presentes no fruto são os flavonoides, que também agem prevenindo o aparecimento de coágulos sanguíneos, evitando a ocorrência de hipertensão arterial, ataques cardíacos e derrames, além de aumentarem o fluxo de sangue para o cérebro.

É rico em ferrocobre e manganês, importantes para o transporte de oxigênio feito pela hemoglobina do sangue; em cromo, que ajuda a balancear os índices de açúcar; em zinco, importante para a pele e para o sistema imunológico; em vitamina C, uma das principais moléculas para aumentar a imunidade e em retinol,ácido arcórbico e vitamina AB1B2 e B3, que são verdadeiras aliadas da beleza por provocarem a hidratação e oxigenação da pele.

Possui grande quantidade de triptofano, um aminoácido que eleva os níveis de serotonina no sistema nervoso central, provocando a sensação de prazer e bem-estar e ainda carrega ainda níveis de anandamida, que é liberada em momentos de entusiasmo, aumentando ainda mais essa sensação de felicidade!

Uma das principais diferenças entre o chocolate comum e o chocolate orgânico é que o orgânico é feito de sementes de cacau que não são tratadas com fertilizantes, herbicidas ou pesticidas sintéticos, vindas de fazendas cacaueiras que fazem o cultivo e replantio das árvores sem usar pesticidas, herbicidas e fertilizantes, que são prejudiciais à nossa saúde. Além disso, os demais ingredientes que possam ser adicionados à receitas também devem ser orgânicos.

O processo de fabricação do chocolate orgânico envolve certos procedimentos ligados a uma alimentação mais saudável. Um deles é a não utilização de ingredientes alergênicos, como o leite, o glúten e a gordura trans, na sua composição. Outro procedimento é que o chocolate orgânico é minimamente processado.

Algumas das propriedades medicinais do chocolate orgânico, são, entre outras:

Melhora o humor;
Melhora a concentração;
Neutraliza os radicais livres;
Promove uma circulação saudável do sangue;
Protege o coração.

As diferenças entre o chocolate orgânico e o chocolate comum são muitas. Primeiro, a qualidade do ingrediente do cacau orgânico é superior. A formação da notas do cacau estão relacionadas ao processo de produção, ao respeito de todas as etapas de produção do chocolate: da fermentação do cacau, passando pela secagem e beneficiamento do cacau já na fábrica. O chocolate orgânico pode levar até 30 dias para ser produzido, enquanto com um chocolate comum este processo demora aproximadamente 7 dias. A fermentação nos barris, por exemplo, é quando se formam as notas mais suaves de cacau. Se você diminuir esse processo, que pode durar aproximadamente 7 dias, o sabor do grão vai ser comprometido. Depois de ser fermentado, o período de secagem pode levar até três semanas.

Além de seguir preceitos orgânicos, as árvores cacaueiras da fazenda crescem em meio às árvores da Mata Atlântica. O cacaueiro é uma árvore preservacionista que precisa da floresta se desenvolver – o que muitas vezes é ignorado por produtores. Com isso, a bio-diversidade da floresta é preservada.

Rancho Orgânico, desde 1998 oferecendo alimentos que preservam a nossa natureza orgânica!

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br