Frutas - Rancho Orgânico

Frutas

A fruta é um alimento fundamental no nosso dia a dia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, devemos consumir de 3 a 5 porções de fruta diariamente (dependendo da necessidade de cada um). É importante que tenhamos variedades delas em nossa casa, pois cada fruta fornece nutrientes diferentes.

A fruta é uma peça fundamental para quem busca uma alimentação saudável e balanceada. Elas contêm vitaminas, minerais, fibras alimentares e compostos protetores que regulam o organismo.

As células necessitam de antioxidantes (vitaminas A, C e E) que são nutrientes importantes para sua proteção e combatem a ação dos radicais livres. Esses nutrientes, quando em conjunto, se tornam necessários para nossa saúde. Quando nos alimentamos de frutas, encontramos todo esse conjunto de vitaminas.

É de extrema importância para nossa qualidade de vida e saúde a inclusão desse variado cardápio de frutas. Com seus nutrientes nosso corpo se defende de doenças e viroses. Precisamos compreender, de uma vez por todas, que nosso bem estar depende, quase que totalmente, daquilo que ingerimos. Uma boa alimentação só trará benefícios à nossa saúde.

A importância das vitaminas e em qual fruta as encontramos:

Vitamina C, considerada a principal vitamina, capaz de fortalecer nosso sistema imunológico. Traz saúde aos ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos. Por esse motivo devemos incluí-la em nossa alimentação o mais rápido possível e em grande quantidade. Podemos encontra-la na laranja, morango, kiwi, limão, pitaya entre outros.

Vitamina E, também relacionado à defesa do organismo. Protege contra os efeitos nocivos das substancias tóxicas. Contra o câncer, a arteriosclerose, de inflamações das articulações e das complicações relacionadas a diabetes. Está presente no abacate, no mamão e na banana.

Vitamina A, protege contra infecções e é de grande importância para saúde dos cabelos, pele e olhos. Auxilia no crescimento e formação dos dentes. Encontramos a vitamina A na manga, mamão papaia, laranja, damasco, abacaxi e pêssego.

Vitaminas do complexo B, encontramos na laranja, no morango, na banana e no abacate. Participam do processo de gorduras, carboidratos e proteínas, além de atuar na manutenção da vitalidade da pele, unhas e cabelo e no tônus muscular

Confira abaixo informações sobre sazonalidade de algumas frutas orgânicas no Brasil:

Verão:

Dezembro: Abacaxi, Acerola, Ameixa, Banana, Caju, Coco, Cupuaçu, Figo, Jaca, Laranja, Lichia, Mamão, Manga, Maracujá, Melancia, Melão, Pêssego e Pitanga.

Janeiro: Abacaxi, Carambola, Coco, Cupuaçu, Figo, Graviola, Jaca, Laranja, Limão, Mamão, Manga, Maracujá, Melancia, Melão, Pêssego, Pitanga e Uva.

Fevereiro: Abacate, Carambola, Coco, Cupuaçu, Figo, Goiaba, Graviola, Jaca, Laranja, Limão, Maçã, Mamão, Manga, Maracujá, Melancia, Pêra e Uva.

Outono:

Março: Abacate, Coco, Cupuaçu, Figo, Goiaba, Graviola, Laranja, Limão, Maçã, Mamão, Manga, Pêra e Uva.

Abril: Abacate, Banana, Caqui, Coco, Goiaba, Kiwi, Limão, Maçã, Pêra e Uva.

Maio: Banana, Caqui, Coco, Kiwi, Limão, Maçã, Pêra e Uva.

Inverno:

Junho: Banana, Carambola, Caqui, Coco, Kiwi, Laranja, Maçã, Mexerica e Uva.

Julho: Banana, Carambola, Coco, Kiwi, Laranja, Maçã, Mexerica, Morango e Uva.

Agosto: Banana, Carambola, Caju, Coco, Kiwi, Laranja, Mexerica e Morango.

Primavera:

Setembro: Amora, Banana, Caju, Coco, Jabuticaba, Laranja e Mexerica.

Outubro: Abacaxi, Acerola, Amora, Banana, Caju, Coco, Jabuticaba, Laranja, Mamão, Manga, Melancia, Melão, Pêssego e Pitanga.

Novembro: Abacaxi, Acerola, Amora, Banana, Caju, Coco, Cupuaçu, Jabuticaba, Jaca, Laranja, Mamão, Manga, Maracujá, Melancia, Melão, Pêssego e Pitanga.

 

Rancho Orgânico, desde 1998 oferecendo alimentos que preservam a nossa natureza orgânica!

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br