Grãos & Cereais - Rancho Orgânico

Grãos & Cereais

Os grãos e cereais saudáveis são elementos essenciais em qualquer alimentação. Isso porque eles possuem diversas fibras e proteínas importantes para o funcionamento do nosso organismo, principalmente do sistema digestivo e do intestino. Por isso são indispensáveis em qualquer cardápio.

Eles podem ser consumidos em diferentes momentos do dia, além de serem ricos em nutrientes essenciais para o corpo, eles mantêm a saciedade por mais tempo do que outros tipos de alimento.

Por que consumir grãos e cereais?

Os grãos e cereais saudáveis, juntamente com os legumes, verduras, leguminosas e frutas ajudam a fornecer entre 55% e 75% da energia necessária diariamente para o bom funcionamento do organismo. Por conta disso, eles são essenciais no cardápio diário.

Excelentes fontes de energia:
Por possuírem altos teores de fibras, proteínas e outros nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo, os cereais saudáveis são considerados excelentes fontes de energia, principalmente entre crianças e jovens.

Prevenção de doenças:
Por serem ricos em diversos tipos de substâncias boas, eles também auxiliam na prevenção de diversos tipos de doenças, tais como: câncer, obesidade, diabetes, AVC, problemas cardiovasculares entre outras.

Combate a prisão de ventre:
Além de ajudarem a regularizar o sistema digestivo, os cereais saudáveis também auxiliam no combate a prisão de ventre. Isso porque, eles são excelentes fontes de fibras que são essenciais para o bom funcionamento do intestino.

Confira alguns dos grãos e cereais saudáveis que você pode e deve comer:

Aveia: Com certeza é um dos cereais saudáveis mais populares e consumidos entre as pessoas. Meia xícara de aveia consegue fornecer quatro gramas de fibras e cerca de 68% de manganês. Além disso, essa porção também tem 18% de fósforo e selênio e 16% de zinco. A aveia é popular não somente por conta dos seus nutrientes, mas também por ser extremamente versátil. Ela pode ser preparada de diversas maneiras. Você pode incluir ela em shakes e vitamina ou criar mixes de aveia com outros tipos de alimentos, como, por exemplo, frutas, nozes e sementes.

Centeio: Apesar do glúten pressente no centeio ser considerado um vilão entre muitas pessoas, ele é muito importante para o corpo. Além disso, esse cereal é essencial, pois possui altos índices de fibras, que auxiliam, principalmente no bom funcionamento do intestino. O centeio é um grão muito recomendando para compor não só mixes, como também, outros alimentos. Alguns exemplos são pães, bolos e vitaminas. Isso porque, ele está dentro do grupo de cereais integrais mais indicados para quem deseja melhorar o funcionamento do corpo.

Linhaça: Além de ser considera um excelente alimento funcional por conter lignanas, ácido alfa-linolênico e fibras alimentares, a linhaça é um ingrediente muito versátil. Além de poder utilizá-la para criar seus próprios mixes caseiros, ela também pode servir de base para pães, bolos e outros alimentos. Por conta disso, é extremamente popular entre as marcas de produtos integrais.

Chia: Além de possuir altos índices de proteínas e fibras, as sementes de chia são ricas ácidos graxos ômega 3, que podem auxiliar na diminuição de inflamações, bem como promovem a saúde cerebral. Você pode utilizá-la para criar uma massa, que deve levar, também, óleo de coco, canela, stevia, e, se desejar deixar um gosto mais adocicado, mel. Depois basta cortar essa mistura em quadrados e assá-la. Assim você terá uma espécie de barra de cereais caseira.

Amaranto em flocos: O amaranto é um grão que se destaca por ser muito balanceado nutricionalmente. Ele é rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fosforo e magnésio. O alimento contribui para regular a pressão arterial e o colesterol. Ele também possui uma substância que é capaz de parar o crescimento de tumores, por isso o alimento é bom para a prevenção do câncer. O amaranto também contribui indiretamente para a perda de peso. Isto porque ele é rico em fibras, nutriente que ao ser ingerido em boas quantidades proporciona a saciedade. Além disso, elas contribuem para o melhor funcionamento do intestino.

Quinoa: O valor das proteínas encontradas na quinua é superior ao de todos os demais cereais, por isso ela  foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos por seu extraordinário valor nutritivo. O cereal não possui glúten, sendo, portanto, uma ótima alternativa na alimentação dos celíacos. Possui todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo, inclusive aqueles que o organismo não fabrica naturalmente. Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E e minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês. Tem alto valor energético, pouca gordura e grande quantidade de fibras, é rica em ômega 3 e 6 e por fim possui fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Grão de bico: O grão de bico também fornece ácido fólico, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio e fósforo, nutrientes essenciais para diversas funções importantes do organismo.

Lentilha: A lentilha é o tipo de alimento em que seu tamanho não condiz com as suas grandezas nutricionais. Fonte de minerais importantes como ferro, manganês e potássio, além de vitaminas C e K, o alimento reúne propriedades que fortalecem o organismo feminino como um todo.

Feijões: Ao todo existem 14 tipos de feijão disponíveis para consumo. No Brasil os mais utilizados são: carioquinha, preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha. Além deles, o azuki, o roxo, o moyashi, o verde e o vermelho, completam a lista. O feijão é ideal para ser incorporado a uma dieta diária, ele proporciona nutrientes essenciais ao organismo como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Por contar com metabólitos secundários, os denominados fitoquímicos, em sua composição, o consumo médio vem sendo associado ao combate de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias.

Arroz: O arroz é rico em carboidrato que tem como benefício principal para a saúde o fornecimento de energia que pode ser gasta rápido, mas ele também tem aminoácidos, vitaminas e minerais essenciais ao organismo. O arroz integral possui muito mais nutrientes, minerais e um pouco menos de carboidratos que o arroz branco ou polido que perde nutrientes no seu processamento. Assim, o arroz integral tem vitaminas do complexo B, minerais como zinco, selênio, cobre e manganês assim como fitoquímicos com ação antioxidante.

 

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