Laticínios - Rancho Orgânico

Laticínios

A pecuária orgânica é um sistema de produção baseado em 3 elos: o meio ambiente, o econômico e o social; tendo os três a mesma importância. O sistema orgânico busca produzir da forma mais natural possível, economicamente viável e socialmente participativa na região que se encontra.

Produção pecuária é baseada no bem estar, onde os animais são criados o mais próximo possível do seu natural. Portanto alimentação e conforto animal são prioridade. Exemplos classifico são as sombras das árvores que contribuem para o conforto animal, e a preservação do solo evitando as erosões. Assim como, árvores arbustos, gramíneas, leguminosas rasteira, essa biodiversidade e a rotatividade proporciona alternativas de melhor qualidade alimentar para os animais feliz, calmos com qualidade ótima do leite.

A composição média do leite orgânico encontrada foi: 3,14% gordura, 3,19% proteína bruta, 4,1% lactose, 12,71% sólidos totais e 9,3% sólidos desengordurados

Um estudo da Universidade Newcastle, na Inglaterra, descobriu que as vantagens do leite orgânico vão além da não contaminação por herbicidas, defensivos químicos, medicamentos e hormônios: a bebida certificada contém níveis mais altos de ácidos graxos benéficos à saúde, como ômega-3 e gordura poliinsaturada. Além disso, quem toma leite orgânico ingere menos gordura saturada (a grande vilã do sistema cardiovascular) do que quem prefere o leite produzido de maneira convencional.

O sistema orgânico de produção não é caracterizado somente pela troca de insumos químicos por insumos orgânicos, biológicos e ecológicos, visto o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estabelecer uma série de procedimentos para que o leite de uma propriedade seja considerado orgânico. Tais procedimentos regulamentam a alimentação do rebanho, instalações e manejo, escolha de animais, sanidade e até o processamento e empacotamento do leite.

O selo de certificação de um alimento orgânico fornece ao consumidor muito mais do que a certeza de estar adquirindo um produto isento de contaminação química, garantindo, também, que esse é resultante de uma atividade agropecuária capaz de assegurar a manutenção e sustentabilidade do ambiente natural, proporcionando qualidade de vida para quem vive no campo e nas cidades. Assim, o selo que certifica um produto como sendo “orgânico” é o símbolo não apenas de produtos isolados, mas também de processos mais ecológicos para se produzir alimentos.

Em um sistema de produção de leite orgânico, como em qualquer sistema pecuário, recomenda-se que a alimentação dos animais seja equilibrada e supra todas as suas necessidades. Entretanto, de acordo com as exigências das Certificadoras, 85% da matéria seca consumida pelo rebanho deve ser de origem orgânica e para tanto se recomenda que seja feito, na propriedade, o consórcio de gramíneas e leguminosas na pastagem, incentivando a diversificação de espécies vegetais. Sugere-se a implantação de sistemas agroflorestais (silvipastoris ou agrossilvipastoris), nos quais leguminosas arbóreas e/ou arbustivas, fixadoras de nitrogênio, sejam associadas a cultivos agrícolas ou pastagens. Recomenda-se que a área da propriedade destinada à pecuária seja mantida, alternadamente, com pastagem ou com cultivos e ainda que sejam cultivados bancos de proteínas, cercas vivas e outras alternativas para a produção de forragem.

A condução do rebanho sem gritos, sem chicote e sem choque, resulta em animais dóceis- e em produção aos 10 anos de vida! O controle sanitário do rebanho leiteiro orgânico deve se basear no uso de produtos homeopáticos, fitoterápicos e na acupuntura, sendo obrigatórias as vacinas previstas na legislação e recomendadas a administração daquelas que visam ao controle das doenças mais comuns em cada região.

 

Conheça o belo trabalho dos nossos fornecedores de leite e laticínios orgânicos:

https://www.sitiocaipirinha.com.br/

http://www.natadaserra.com.br/

 

Rancho Orgânico, desde 1998 oferecendo alimentos que preservam a nossa natureza orgânica!

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br