Mel - Rancho Orgânico

Mel

O mel é uma ótima fonte de energia e tem muitas propriedades terapêuticas. É rico em açúcar, água, cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas B, C, D e E! Ao consumi-lo com moderação ele pode ser um grande aliado e potencializador de saúde e vitalidade!

Hoje em dia, por conta da massivo cultivo de agricultura “convencional” a base de venenos, agrotóxicos e aditivos químicos, as abelhas, esses insetos maravilhosos e absolutamente necessários para a polinização e sustentabilidade do meio ambiente, também sofrem e estão contaminadas, produzindo mel igualmente contaminado por insumos químicos, (afinal a vida é cíclica e tudo está interligado!)

O lado bom da história é que já temos a disposição mel orgânico de excelente qualidade, produzido por empresas conscientes do valor da preservação do ambiente para preservação da vida e que movidas por essa causa tomaram a decisão de fazer diferente, com respeito e responsabilidade!

As abelhas são pequenas no tamanho, mas de uma importância gigante para toda a vida na Terra. Sem as abelhas, não perderíamos só o mel e os produtos agrícolas, e sim toda vida selvagem de uma forma geral também sofreria sem elas: a vegetação seria drasticamente reduzida e, assim, a vida em geral.

Aqui no Rancho trabalhamos com algumas empresas de mel orgânico, que é produzido segundo normas específicas que o qualificam como um produto isento de contaminações químicas e biológicas indesejáveis.

Para produzir um mel que possa receber o título de “orgânico”, o apicultor deve passar por um processo de certificação. Isso é feito por algumas empresas que enviam inspetores que analisam tecnicamente as condições do apiário. Entre os critérios exigidos, está a proibição de lavouras de manejo convencional (com uso de agrotóxicos) num raio de 3 km do apiário orgânico.

Além do mel…

As abelhas constituem uma das mais eficientes forças-tarefas de polinização a serviço da natureza. As flores estabelecem com elas um eficiente pacto de ajuda mútua, onde a abelha coleta os pólens das flores, que aderem aos pelos do seu corpo quando em contato com os estames, que são transportados de flor em flor facilitando assim a fecundação das mesmas…

E também transportam estas esferas de pólen para a colmeia, onde são depositadas nos alvéolos dos favos, sendo comprimidas pelas abelhas operárias, para obter uma massa compacta. Essa massa sofre transformações em função do calor e do contado das abelas, e ao término destas transformações esta massa é denominada “pão das abelhas”. Este “pão das abelhas” é por elas utilizado como alimento protéico desde o período larval até o final de sua vida adulta. Outro importante produto fabricado pelas abelhas com Pólen é a Geléia Real.

É de vital importância a polinização das plantas pelas abelhas, não só para o meio ambiente, porque garantem a perpetuação das espécies vegetais, mas também para a agricultura, por aumentarem sensivelmente a produção de frutos e sementes.

O pólen é um alimento completo e valioso da natureza, que além de garantir todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano, também é rico em oligoelementos minerais, fibras, hormônios vegetais e vitaminas. Formado por 10% a 35% de material protéico e 30% a 40% de açúcares (glicose, frutose e dextrina), os quais são rapidamente absorvidos pelo organismo sem esforços.

Já a própolis, é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da colheita de resinas da flora (pasto apícola) da região, e alteradas pela ação das enzimas contidas em sua saliva. A cor, sabor e o aroma da própolis variam de acordo com sua origem botânica.

Sua composição é de 55% resinas vegetais; 30% cera de abelhas; 8 a 10% de óleos essenciais; e 5% de pólen aproximadamente. A diferença entre os tipos de própolis está vinculada à sua origem botânica e à espécie de abelha que a produziu.

A própolis verde do Brasil está associada a planta Baccharis dracunculifolia, conhecida também como alecrim-do-campo, onde é nativo.

A própolis vermelha do Brasil está associada as folhas e flores do cajueiro que serve de alimento para as abelhas africanas. Possui propriedades antioxidante, antibiótica e anti-inflamatória.

Dos mais de 200 compostos químicos já identificados na própolis, entre os principais compostos ativos podemos citar são: flavonoides, ácidos aromáticos, terpenoides, aldeídos, álcoois, ácidos alifáticos e ésteres, aminoácidos, esteroides, açúcares, etc.

 

Rancho Orgânico, desde 1998 oferecendo alimentos que preservam a nossa natureza orgânica!

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br