Vinho - Rancho Orgânico

Vinho

Os vinhos orgânicos surgiram na Califórnia na década de 1960 e foram desenvolvidos por um grupo de agricultores naturalistas. Para ser considerado orgânico, o vinho deve ser produzido apenas com uvas orgânicas e não deve trazer em sua composição nenhum composto ou aditivo químico. Estudos relevaram que o vinho pode possuir mais de 60 compostos químicos em sua composição, logo, optar por um produto orgânico garante um consumo saudável e evita problemas de saúde em longo prazo.

Atualmente cerca de 4% do vinho produzido em todo mundo é orgânico, mas devido à conscientização acerca das vantagens do consumo de orgânicos esse número só tende a aumentar.

Diferenças Entre os Vinhos Orgânicos, Biodinâmico e Natural

Dentro da produção de vinhos orgânicos, podemos encontrar algumas subdivisões relacionadas ao modo de cultivo da uva, por exemplo. Enquanto o vinho orgânico permite o uso de adubos orgânicos e métodos de controle de pragas sem o uso de produtos químicos, o vinho biodinâmico exige um envolvimento do produto com o meio ambiente perto dos vinhedos.

O produtor de vinho biodinâmico pode possuir roseirais ao redor da plantação de uva e utilizar chás naturais para mineralizar o solo, mas todo o processo deve respeitar o meio ambiente e a biodiversidade, evitando todo e qualquer desgaste ao ecossistema. Em contrapartida, os vinhos biodinâmicos possuem um sabor mais intenso e são mais saudáveis para o consumo.

Já o vinho natural é produzido com a ausência de toda e qualquer levedura ou aromatizante artificial. Esses vinhos podem ser encontrados com maior facilidade e devem ser consumidos após decantados. Os vinhos naturais são mais escuros e espessos devido à preservação das características naturais de cada uva.

Vinho orgânico: nos vinhedos é utilizado só adubo natural e na vinificação é permitido o uso de insumos enológicos na correção de características como aparência e sabor.

Vinho biodinâmico: filosofia em que a biodiversidade ao redor da vinícola é respeitada. Nesse modelo de agricultura, a natureza se ajuda. Por exemplo, outras plantas contribuem na mineralização do solo e controle de pragas. Na vinificação não é permitida a adição de insumos, exceto o sulfito (dióxido de enxofre), utilizado para proteger o vinho contra a oxidação.

Vinho natural: pode ser produzido a partir do orgânico ou biodinâmico. O que caracteriza é a ausência de leveduras ou aromatizantes artificiais, além de não passar por nenhum tipo de filtragem. A falta desses componentes pode reduzir o tempo de vida da bebida.

 

Rancho Orgânico, desde 1998 oferecendo alimentos que preservam a nossa natureza orgânica!

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br