Babaganoush orgânico - Rancho Orgânico

Receitas

Babaganoush orgânico

Ingredientes:

2 a 3 berinjelas orgânicas médias (700 g)
5 colheres (sopa) de molho de tahine
4 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (chá) de sal
2 dentes de alho amassados
Azeite
Salsinha a gosto (opcional)

A qualidade dos alimentos que você consome estão diretamente relacionados com a qualidade da sua saúde! Prefira alimentos orgânicos, preserve sua natureza!

 

Modo de preparo:

Coloque as berinjelas com casca sobre a chama do fogão, em fogo baixo.

Grelhe as berinjelas, virando de vez em quando, até que fiquem bem macias e soltem a casca com facilidade (a casca fica bem queimada). Deixe esfriar.

Ou, se você preferir, pode fazer um corte nas berinjelas (com casca) ao meio e coloque-as numa assadeira (não precisa untar).

Levar ao forno previamente aquecido (10 min) por aproximadamente 45 minutos (fogo médio) até começarem a murchar. Deixe esfriar.

Corte ao meio com uma colher, retire a polpa da berinjela e deixe escorrer numa peneira por 5 minutos até soltar líquido.

Amasse a polpa com um garfo até formar um purê . Acrescente o molho de tahine, o limão, o sal e o alho e misture. O resultado é um creme de consistência mais firme.

Ou, se você preferir, pode colocar toda polpa, juntamente com o molho tahine, o limão, o alho e o sal num liquidificador ou processador e bater por até 3 minutos, até ganhar consistência cremosa.

Coloque em um prato ou travessa, regue com o azeite e polvilhe com a salsinha (opcional).

Você pode adicionar também uma pitada de pimenta do reino ou pimenta síria para acentuar o sabor!

 

Você sabia que:

Tahine é uma manteiga de semente feita a partir de sementes de gergelim que são descascados, em terra, e tostada. É comumente utilizada no Norte Africano, grega, culinária do Oriente iraniano, turco e Médio.

De acordo com o USDA Nutrient Database Nacional, uma porção de 2 colheres de sopa de tahine contém 178 calorias, 16 gramas de gordura, 6 gramas de carboidratos (3 gramas de fibras e 0 gramas de açúcar) e 5 gramas de proteína. Essa mesma porção, 2 colheres de sopa fornece 30% de suas necessidades diárias de tiamina, 24% de magnésio, 22% de fósforo, 14% de ferro e 12% de cálcio.

Não se assuste com a quantidade de gordura em tahine – apenas 2 dos 16 gramas estão saturados, o resto são gorduras mono e poli-insaturados, conhecido por ser benéfico para o coração e saúde em geral. O cálcio e magnésio do tahine também trabalham para diminuir a pressão arterial naturalmente e o elevado teor de magnésio no tahine é benéfico para a manutenção de ossos sadios.

Os lignanos, compostos químicos encontrados em certas plantas, têm uma estrutura semelhante ao estrogênio. Os sesamina e sesamol lignanas do tahine são capazes de se ligar aos receptores de estrogênio, que pode proteger contra hormônios relacionados com canceres.

A beringela é um dos legumes mais conhecidos em todo o mundo. Além da beleza de sua cor roxa, contém vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e boas quantidades de niacina e potássio. As suas propriedades e minerais mantêm a saúde da pele, nervos, aparelho digestivo, e ajuda na manutenção da concentração do líquido das células. Os minerais contribuem para formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.

A beringela tem o poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras do fígado, apresenta pouca gordura saturada e colesterol. É composta por vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), vitamina C, Vitamina K e minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio).

Cada 100 gramas do vegetal cru tem cerca de 26 Kcal. Por este motivo, é uma excelente opção para quem quer eliminar peso.

Compartilhe esse artigo

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br