Biomassa orgânica de banana verde - Rancho Orgânico

Receitas

Biomassa orgânica de banana verde

Ingredientes:

3 Bananas verdes orgânicas

Obs: as bananas precisam estar bem verdes!

 

Modo de preparo:

Corte a banana verde do cacho com a ajuda de uma faca ou tesoura, lave as bananas e leve para a panela de pressão com água suficiente para cobri-las. Tampe a panela, leve à pressão e quando atingir a pressão, abaixe o fogo e deixe ferver por oito minutos.

Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.

Abra a panela de pressão com cuidado, retire as bananas e abra a banana com a ajuda de uma faca.

Retire a polpa, leve ainda bem quente no liquidificador e bata com o mínimo de água até virar uma pasta bem cremosa.

 

Você sabia que:

A biomassa de banana verde é um alimento funcional, com inúmeros benefícios que melhora a microbiota intestinal, fortalece o sistema imunológico, reduz os riscos de câncer e diabetes, evita o acúmulo de gordura abdominal, entre outros.

A banana verde também é rica em vitamina A (boa para a pele, olhos); vitaminas do complexo B que agem no metabolismo da glicose, ácidos graxos e aminoácidos; potássio, manganês e fósforo.
Para preparar a biomassa orgânica você pode utilizar qualquer tipo de banana verde: da terra, marmelo, nanica, maçã, prata, ouro, d’água, etc. todas são igualmente ótimas para o preparo.

Depois de pronta você pode guardar a biomassa orgânica em recipiente bem vedado (preferencialmente de vidro) na geladeira e consumir em até 3 dias, ou congelar em pequenas porções armazenadas em saquinhos plásticos com fechamento hermético por até 3 meses. Para utilizá-la, basta aquecê-la em banho maria ou descongelar em temperatura ambiente.

Na culinária, a biomassa de banana verde pode ser utilizada como espessante, dando mais consistência às preparações de bolos, pães, cremes, maioneses, caldas, sucos, brigadeiros, sorvetes, etc. e o melhor disso tudo é que ela não altera o sabor dos pratos, não tem gosto de banana!

A quantidade de biomassa de banana verde diária não deve ultrapassar duas colheres de sopa. O consumo em excesso pode causar gases e diminuir a absorção de alguns minerais como zinco e cálcio.

 

Confira aqui vídeo da preparação da biomassa orgânica de banana verde feito pela Bela Gil:
http://gnt.globo.com/receitas/receitas/biomassa-de-banana-verde-receita-da-bela-gil.htm

Compartilhe esse artigo

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br