Sopa de cenoura - Rancho Orgânico

Receitas

Sopa de cenoura

Ingredientes:

1/2 cebola grande picada em cubinhos
4 dentes de alho amassados
6 cenouras cortadas em pedaços
1 col de sopa de gengibre em pó
2 col de sopa de mel
Azeite de oliva, pimenta do reino e sal a gosto
3 folhas de louro
Caldo de legumes líquido (daqueles feito em casa!)

A qualidade dos alimentos que você consome estão diretamente relacionados com a qualidade da sua saúde! Prefira alimentos orgânicos, preserve sua natureza!

Modo de preparo:

Dourar a cebola com alho e as folhas de louro no azeite. Acrescentar a cenoura, dourar mais um pouco e cobrir com a água. A quantidade de líquido acrescentada vai definir a consistência do creme, então se deseja mais cremosa, vai adicionando aos poucos.

Acrescentar o gengibre em pó, mel, pimenta do reino, sal e deixar cozinhar com a panela tampada por aproximadamente 20 minutos em fogo médio.

Quando as cenouras estiverem macias e bem cozidas, tirar as folhas de louro e passar os ingredientes no processador ou liquidificador.

Você sabia que:

A cenoura é conhecida como um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, um poderoso antioxidante responsável por sua cor alaranjada. Fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio, cálcio e sódio e vitamina A, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C.

Pode ser consumida crua ou cozida, em saladas, no preparo de bolo, purê, pão, suco, sopas e refogados. Se mantida em geladeira, dentro de saco plástico, tem durabilidade de 15 dias. Cada 100g de cenoura contém, em média, 51 calorias.

Consumir cenouras, e outros alimentos de cor laranja (como as abóboras) ajudam a promover um bronzeado mais bonito e duradouro. O betacaroteno estimula a produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele.

Os alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, devem começar a ser consumida, no mínimo, 20 dias antes da exposição ao sol para conseguir alcançar a epiderme da pele, efetivando sua função de bronzear e proteger contra os raios UVA e UVB.

As cenouras possuem boa quantidade de fibra alimentar, importantes na manutenção da boa saúde digestiva, pois estimulam o trânsito intestinal, auxiliam na eliminação de toxinas e contribuem para reduzir o mal-estar provocado pela prisão de ventre.

Cenoura é rica em vitamina A, importante para saúde da visão, já que a deficiência dessa vitamina pode provocar dificuldade de enxergar com pouca luz, chamada de cegueira noturna.

Compartilhe esse artigo

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br