Sopa de lentilha com curry - Rancho Orgânico

Receitas

Sopa de lentilha com curry

Ingredientes:

2 col sopa de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
500gr de cenoura picada
1 batata em pedaços
1 col sopa de pasta/ pó de curry
150gr de lentilha lavada e hidratada por pelo menos 3 horas
1 litro de caldo de legumes caseiro
1 col sopa de coentro fresco picado
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto

A qualidade dos alimentos que você consome estão diretamente relacionados com a qualidade da sua saúde! Prefira alimentos orgânicos, preserve sua natureza!

Modo de preparo:

Aqueça o azeite em uma panela, coloque a cebola, o alho, a pasta ou pó de curry e refogue em fogo médio por 5 minutos, mexendo delicadamente sem parar.

Junte então a cenoura, a batata misture bem refogando por mais 5 minutos. Adicione em seguida os demais e misture delicadamente.

Deixe ferver no fogo baixo por cerca de 25 minutos com a panela tampada até os legumes e a lentilha ficarem macios. Depois de cozido você pode servir a sopa em pedacinhos ou bater no processador ou liquificador para ficar com textura de creme.

Sugestão para servir:

4 col sopa de azeite
Raspa de 1 limão
Coloque a sopa em uma tigela e misture com azeite com as raspas do limão e sirva com torradas!

Você sabia que:

A ingestão de alimento ricos em fibras, como é o caso das lentilhas, ajuda na perda de peso. As fibras, além de melhorarem o processo digestivo como um todo, proporcionam a sensação de saciedade, fazendo com que você reduza a quantidade de alimento a ser ingerida ao longo do dia. As proteínas da lentilha também contribuem na diminuição do apetite.

As lentilhas são ricas em proteínas, um nutriente indispensável para a construção e o reparo do tecido muscular. Levando-se em consideração essa quantidade de proteínas, seu teor de ferro e pobreza de gordura, as lentilhas são também um bom substituto das carnes vermelhas. Os benefícios da lentilha para o ganho de massa magra também são uma extensão da função do ferro no organismo, pois ele aumenta nosso gradiente de energia. O mineral é constituinte da hemoglobina, pigmento das hemácias responsável pela distribuição de oxigênio aos tecidos, um gás utilizado na síntese de energia. O ferro também é encontrado em enzimas envolvidas nesse mesmo processo metabólico.

Os benefícios da lentilha para o sistema cardiovascular são decorrentes da ação de suas fibras, dos minerais potássio e magnésio e das vitaminas B9 e B6.

O excesso de colesterol é um fator de risco paras as doenças cardíacas e a fração de fibra solúvel presente nas lentilhas ajuda a reduzir a sua quantidade no sangue. No trato digestivo, estas fibras se transformam em uma gelatina com capacidade de reter os ácidos biliares, lançados para o processo de digestão, e assim, uma boa parte deles é eliminada junto com as fezes e não reabsorvidos. Na obrigação de se fazer mais bile, o fígado precisa mobilizar o colesterol circulante no sangue, o que diminui sua concentração no plasma.

O potássio e o magnésio propiciam o relaxamento dos músculos em torno dos vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir a pressão arterial (outro importante fator de risco que afeta a saúde desse sistema do organismo).

Já o ácido fólico (ou vitamina B9) e a vitamina B6 ajudam a controlar os níveis de homocisteína, aminoácido que em altas concentrações traz prejuízos à parede das artérias, aumentando consideravelmente os riscos de doença cardíaca.

A grande quantidade de ácido fólico nas lentilhas também é benéfica para as mulheres (lembrando que 100 g das leguminosas já atendem 45% das necessidades diárias). O folato é uma vitamina necessária para a devida formação do tubo neural nos fetos. Além de ser indicada para as gestantes, sua suplementação é recomendada para as mulheres até mesmo antes de engravidarem. A ingestão de ácido fólico, com antecedência mínima de um ano da gravidez, diminui os riscos de parto prematuro em 50% ou mais.

Outro nutriente da lentilha, importante para a saúde feminina, é o ferro. O consumo da leguminosa ajuda a manter os estoques de ferro no organismo, amenizando as perdas desse mineral durante os períodos de menstruação.

Compartilhe esse artigo

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br