Torta de cogumelos - Rancho Orgânico

Receitas

Torta de cogumelos

Ingredientes:

Para o recheio:
2 col (sopa) azeite
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho amassados
2 col (chá) de tomilho fresco
500g de cogumelos variados (shimeji, paris, shitake, etc).
300ml de iogurte natural
3 ovos inteiros levemente batidos
25g de parmesão ralado
sal e pimenta do reino a gosto.

Para a massa:
150g de farinha de trigo integral e mais um pouco para polvilhar
100g de aveia em flocos
1/2 col (chá) de sal
125g de manteiga sem sal gelada em pedaços
1 gema de ovo
2 col (sopa) de água fria

Modo de preparo:

Faça a massa primeiro. Peneire a farinha e o sal em uma tigela. Junte a aveia e a manteiga e misture com as pontas dos dedos até a massa ficar parecida com uma farofa. Adicione a gema de ovo e a água e misture. Embrulhe em filme e deixe esfriar por 30 minutos.

Abra a massa em uma superfície ligeiramente enfarinhada. Forre com ela uma assadeira com aproximadamente 25 cm de diâmetro. Espete a base com um garfo e deixe esfriar por 30 mim. Forre a massa com papel manteiga, cubra com feijão seco e asse em forno preaquecido a 200 graus por 15 minutos. Retire o papel e asse por mais 15 minutos. Deixe esfriar

Enquanto isso, aqueça o azeite em uma frigideira, junte as cebolas, o alho, o tomilho e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos sempre mexendo. Aumente o fogo, junte os cogumelos, sal e pimenta e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo até dourar. Deixe esfriar. Espalhe sobre a base da torta. Bata o iogurte, os ovos, o parmesão, sal e pimenta (a gosto) e coloque por cima. Asse por 20-25 minutos.

Sirva junto com uma saladinha de folhas verdes!

Você sabia que…

Os cogumelos não são vegetais, verduras ou legumes. Eles pertencem à família dos fungos e, por agregar sabor especial aos pratos, vêm conquistando mais espaço na mesa dos brasileiros. Existem cerca de 4,5 mil espécies de cogumelos comestíveis no mundo.

O cogumelo contém vitaminas do complexo B, essenciais na saúde mental e emocional; proteínas, que ajudam na manutenção dos tecidos; e fósforo, fundamental para os ossos e os dentes. “O alimento também é fonte de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, controlam o colesterol e favorecem o emagrecimento, pois reduzem a absorção de gordura e promovem saciedade”, explica Cristiane.

Por apresentarem altos teores de ácido fólico (três vezes mais que o brócolis e o espinafre), os cogumelos previnem doenças cardiovasculares e degenerativas, como mal de Alzheimer, e são importantes no tratamento complementar de câncer, lúpus, hepatite e HPV. E mais: os cogumelos podem ser consumidos por todos, sem exceção.

Compartilhe esse artigo

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br