Trufa de açaí e cacau - Rancho Orgânico

Receitas

Trufa de açaí e cacau

Ingredientes:

100 g de açaí puríssimo (1 barrinha)
300 g de chocolate 70% (ou outro)
20 ml/ 3 col sopa de suco de maracujá (natural ou concentrado)
1 col de sopa de mel
1 col sopa de óleo de coco
30 g de gema de ovo (aprox 3 unidades)
15 g de açúcar
20 ml de leite
2 saquinhos de gelatina incolor e sem sabor
100 g de suco de maracujá
100 g de creme de leite fresco sem açúcar

Para decorar: chocolate derretido, cacau em pó ou pólen.

Modo de Preparo:

Retire o Açaí Puríssimo do congelador 20 minutos antes do preparo e coloque em um recipiente para descongelar. Em um bowl coloque o chocolate picado, o açaí já derretido, o mel, o suco de maracujá (com ou sem sementes) e o óleo de coco. Coloque sobre o vapor de água (banho maria) e mexa até que o chocolate se derreta completamente. Cubra e deixe esfriar por completo em temperatura ambiente. Forme bolinhas com ajuda de uma colher de café ou boleador e leve à geladeira por 30 min. Retire e decore como desejar: passe no cacau puro, banhe em chocolate derretido com um pouco de óleo de coco ou cubra com pólen.

Para uma textura de ganache para recheio, dobre a quantidade de açaí e suco de maracujá e coloque em manga pasteleira quando estiver frio. Ninho de Páscoa: derreter o chocolate, misturar com fios de arroz (vermicelli), dar a forma e deixar secar.

Mousse de maracujá:

Aquecer o leite e hidratar a gelatina em água gelada. Misturar o açúcar com as gemas e adicionar um pouco de leite quente, mexer bem e voltar para panela em fogo médio até que tome consistência.

Tirar do fogo e adicionar a folha de gelatina. Adicionar o suco de maracujá. Bater a nata e incorporar ao creme em 3 vezes, com movimentos suaves para não perder o ar. Tapar com filme e levar para gelar ou já colocar nos recipientes em que servirá. Colocar em manga pasteleira para decorações com bico.

Você sabia que:

O Açaí oferece proteção para o sistema cardiovascular:
O açaí possui compostos conhecidos como antocianinas. Elas estão presentes em diversas frutas de coloração vermelha e roxa e são responsáveis por inúmeros benefícios no nosso organismo. Elas trabalham de forma a evitar o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir as chances de coágulos e problemas cardíacos.

Tem função antioxidante:
As mesmas antocianinas que ajudam na circulação possuem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e agindo no processo de desaceleração do envelhecimento das células. Como resultado dessa ação, as células ganham mais tempo de vida e as defesas imunológicas são melhoradas. Inclusive, existem diversas pesquisas sendo realizadas para confirmar os benefícios de uma alimentação rica em açaí na prevenção do câncer, em função de seu combate aos radicais livres e proteção das células.

Proteção para o sistema nervoso:
As funções antioxidantes do açaí também se aplicam às células nervosas. Um estudo realizado nos Estados Unidos atestou que o consumo da fruta reduz a exposição das células do sistema nervoso às degenerações (que podem levar a doenças graves, como o Mal de Alzheimer) e inflamações capazes de reduzir a vida celular.

Fonte de nutrientes e vitaminas:
O açaí é considerado por alguns nutricionistas como um superalimento. Essa característica está relacionada à grande quantidade de benefícios que seu consumo traz para o corpo humano. Quem ingere o açaí com frequência está garantindo uma boa fonte de fibras e lipídios (gorduras saudáveis) para seu organismo. A polpa também é rica em vitamina E, potássio, cálcio e magnésio. Ao contrário do que muita gente pensa, a polpa do açaí não é hipercalórica, o que aumenta muito a quantidade de calorias presentes em algumas porções é a mistura da polpa com xarope de guaraná, que é cheio de açúcar.”

Compartilhe esse artigo

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br