Sobre vegetarianismo e a gestação! - Rancho Orgânico

Blog

Sobre vegetarianismo e a gestação!

A gestação é um período muito intenso para o corpo de uma mulher. Marcado por transformações significativas, seu organismo se modifica diariamente com um único objetivo: preservar a vida!

A alimentação da mãe é a única fonte de nutrição para o seu bebê, que depende de certos tipos de vitaminas, minerais, proteínas, etc para crescer e se desenvolver.

Sabendo disso, muitas mulheres que são vegetarianas, quando se descobrem gestantes ficam com muitas dúvidas a respeito da sua escolha alimentar e se questionam: é seguro manter uma dieta vegetariana (estrita ou não) durante a gravidez?

Essa é uma dúvida muito comum! E eu a respondo através da minha própria experiencia: sim, a gestação vegetariana é completamente segura e possível!

Como em qualquer outra opção alimentar, precisa de atenção individualizada aos nutrientes, a vitamina B12 em especial nesse tipo de alimentação é ainda mais colocada em evidência, que vou falar logo mais um pouquinho da importância dela nesse momento específico, mas com acompanhamento de exames com uma certa frequência é lindamente viável.

Ah! Faço aqui um parêntesis para alertar que, o momento que antecede a gestação – aqueles chamados de tentantes – é muito imprescindível receber uma orientação nutricional, pois alguns nutrientes têm necessidade de entrar em alta antes desse período em que ocorrerá a hemodiluição.

As vitaminas e minerais na gestação

Bom, sobre a vitamina B12, o que acontece é que ela em baixa (lembrando do vídeo postado no Instagram do Rancho) aumenta um composto chamado homocisteína, e este pode trazer alguns problemas no desenvolvimento fetal, desde descolamento de placenta, defeito na formação fetal, parto prematuro e bebês baixo peso. Ela estimula contração uterina. Porém por experiência em consultório e estudo latino americano já publicado, a deficiência de b12 não é exclusiva de vegetarianos, então deve estar sob atenção médica e nutricional sempre.

O Omega 3, mais diretamente o DHA é de grande importância, também em nível baixo pode acarretar em parto pré maturo, sendo totalmente descartada a necessidade de consumo de peixe para satisfazer a necessidade, uma vez que a linhaça, em forma de óleo, semente ou triturada, é um grande aliado para nós optantes desta alimentação vegetariana (lembrando que não pode ser aquecido).

Já o Ferro, é o mineral mais importante e o mais mal interpretado durante a gestação! Aqui, o interessante é entrar no primeiro trimestre de gravidez com um estoque deste mineral muito bem equilibrado e controlá-lo com certa rigidez até o momento do desmame. No primeiro trimestre da gestação, a mulher tem um aumento cerca de 20% das células vermelhas e no último trimestre o ferro da placenta é transferido ao bebê. O desequilíbrio do Ferro pode contribuir desde parto prematuro até depressão pós parto.

Em geral, pode-se dizer que o Ferro proveniente da alimentação é insuficiente para as necessidades de uma gestante, seja ela vegetariana, vegetariana estrita e inclusive a onívora. O ferro contido em polivitamínicos maternos muitas vezes não têm quantidade adequada para suprir a carência, e a administração individual deve ser orientada de forma a olhar para o indivíduo como ele é, único e especial!

O Cálcio é outro mineral que precisa receber atenção para a devida adequação, não sendo difícil e sim bastante necessário. Boas opções e fontes de cálcio são tofu, verduras verde escuras, desde cruas como agrião, almeirão, rúcula até cozida como escarola, couve manteiga e brócolis.

Finalizo esse conteúdo reforçando que é perfeitamente possível gestar de forma saudável e segura, seguindo uma dieta vegetariana diversificada e nutritiva, e para isso é super importante o acompanhamento de um(a) profissional capacitado(a) para analisar cada indivíduo e adequar suas necessidades  à alimentação correta, tendo a saúde sempre como principal objetivo!

 

Rancho Orgânico Rancho Orgânico

Bruna A. Fantazia Olivetti
CRN – 36315
Nutricionista Especializada na área Esportiva e Estética e em Suplementação Esportiva. Atende publico ativo, desde praticantes de atividade físicas até atletas, gestantes.

@brunafantazia_nutri

Compartilhe esse artigo





Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br