Coletor menstrual, perguntas e respostas! - Rancho Orgânico

Blog

Coletor menstrual, perguntas e respostas!

Você já deve ter ouvido falar sobre o coletor menstrual, talvez tenha alguma conhecida que já usa e adora e uma amiga de uma amiga que já experimentou e não se adaptou. São várias dúvidas acerca deste acessório feminino que veio para revolucionar a saúde da mulher. Isso mesmo, a questão aqui é a saúde!

Vem com a gente entender isso melhor!

 

Perguntas e Respostas: tudo o que você precisa saber!

 

Posso ir na praia com o coletor?

Sim. Por estar inserido a vácuo no canal vaginal, ele não se deslocará mesmo com atividades na água. Então divirta-se na água sem preocupações!

É possível ter relações sexuais usando o coletor menstrual?

Na maioria dos casos, não. O coletor menstrual está inserido no canal vaginal, ou seja, o mesmo local pelo qual o pênis entraria.

Com a obstrução, fica impossível que o pênis entre na região, exceto em alguns casos em que o coletor é descartável e, por ser descartável, seu tamanho é menor e ele fica inserido mais profundamente, o que possibilita a relação sexual com penetração vaginal.

Virgens podem usar coletor menstrual?

Sim. Contudo, existe risco de rompimento do hímen, afinal, o coletor é de uso interno e pode ser que acidentalmente, ao ser inserido ou retirado, ocasione o rompimento dessa película.

No entanto, existem algumas marcas que possuem coletores menores, destinados a este nicho de consumidores. Com os coletores menores, o risco de rompimento do hímen também é menor.

Posso utilizar o coletor durante um tratamento infeccioso?

Não. Recomenda-se que só inicie o uso pelo menos uma semana após a cura da infecção.

Posso utilizar o coletor no período de pós-parto?

Não. Tantos os obstetras quanto os ginecologistas afirmam não ser recomendável que se utilize qualquer produto interno no pós-parto.

Cada organismo reage de uma maneira diferente após o pós-parto, no entanto, o colo do útero ainda está se recuperando e inserir qualquer objeto estranho pode causar uma inflamação.

O uso é liberado após a primeira menstruação depois do período de quarentena, mas o correto é consultar o ginecologista antes de tomar qualquer iniciativa.

Quem tem candidíase de repetição pode usar coletor menstrual?

Sim. Curiosamente, em alguns casos, as mulheres relatam uma redução do número de infecções após o início do uso do coletor. Segundo a Inciclo, isso ocorre pois o coletor menstrual não interfere na umidade natural da viagina, então não vai absorver as secreções de proteção vaginal.

Outra razão é porque o coletor não abafa a região íntima como os absorventes externos, que deixam a vagina em contato direto com o sangue já em decomposição, o que aumenta o risco de infecções.

Quem tem fluxo menstrual intenso pode usar coletor?

Sim. Os ginecologistas até mesmo indicam o uso do coletor para quem possui um fluxo intenso, pois a capacidade de armazenamento de um coletor menstrual é muito superior à capacidade dos absorventes comuns.

O coletor interfere na lubrificação vaginal?

Não. Muito pelo contrário, ele é o melhor neste quesito. Diferente dos absorventes comuns, ele coleta apenas o sangue e não a umidade natural da vagina.

Pode dormir com o coletor menstrual?

Sim. Por estar inserido a vácuo, ele garante a segurança dos lençóis brancos mesmo durante a noite.

Posso usar o coletor menstrual em conjunto a um absorvente?

Pode, mas só se ele for externo. Muitas mulheres, no início da adaptação, usam absorventes externos além do coletor menstrual, isso serve para passar a sensação de segurança que não irão ocorrer vazamentos.

Ao longo do ciclo menstrual, quando se sentem mais seguras, abandonam de vez o uso dos absorventes externos.

No entanto, não se deve utilizar jamais o coletor menstrual e o absorvente interno. É necessário escolher um deles e ficar com ele.

Tenho alergia a látex. Posso usar coletor?

Sim. A maioria dos coletores são produzidos com silicone hipoalergênico e não látex. No entanto, é sempre recomendável ficar atenta a composição.

Posso utilizar lubrificantes quando for colocar o copinho?

Sim. Lubrificantes à base de água são ideais, mas é necessário utilizar somente o necessário, caso contrário o copinho não criará o vácuo que o mantém fixo no canal vaginal.

Posso compartilhar o coletor menstrual?

Não, não e não! Assim como não se reutiliza um absorvente usado, não se compartilha coletor menstrual. Esta medida é necessária para reduzir as chances de infecções vaginais através da transmissão de germes. O copinho deve ser de uso pessoal e apenas isso.

Minha vagina pode ficar mais larga ao usar o coletor?

Não. A vagina é elástica, é naturalmente programada para se alargar e depois se estreitar. Além disso, os coletores são feitos de silicone flexível para se adaptar perfeitamente ao seu canal vaginal, e não o oposto.

Quem usa D.I.U (Dispositivo Intra Uterino) pode usar coletor?

Sim. Entretanto, o cuidado deve ser redobrado, pois na hora de remover o coletor menstrual a mulher pode acidentalmente puxar um dos fios do D.I.U. Caso sinta uma forte pressão ou cólica no momento de retirada do coletor, é necessário ir ao ginecologista o mais rápido possível.

Uso anel vaginal. Posso usar o coletor menstrual?

Sim. O anel vaginal fica posicionado bem próximo do colo do útero, enquanto o coletor fica próximo da entrada vaginal.

Infelizmente, o anel vaginal sofre o risco de se soltar com qualquer produto interno que a mulher utilize, então é sempre necessário frequentar o ginecologista regularmente.

Se eu dormir com o coletor, o sangue volta para o útero? Isso faz mal?

Não. Os músculos do útero estão constantemente se contraindo durante a menstruação para expelir o sangue pelo colo do útero, que se trata de um pequeno orifício pelo quando o fluxo sanguíneo sai.

Ao deitar, o sangue fica na vagina e na região posterior ao colo do útero, mas não volta ao útero devido a inclinação do colo e a saída constante de sangue.

O sangue que fica ali coletado não é perigoso, pois está limpo. O fluxo só se torna propício a causar infecções quando entra em contato o ar, o que não é o caso do coletor. Logo, não existem provas que isso faça mal para a mulher.

O coletor pode causar endometriose?

Não. Endometriose é a doença onde o sangue volta pela trompa e se instala em diferentes regiões da cavidade abdominal. Como o coletor não faz o sangue ficar preso no corpo e muito menos voltar, ele nada tem a ver com a doença.

O coletor menstrual serve como contraceptivo?

Não. O coletor menstrual, serve apenas para o que o nome sugere: coletar a menstruação. Quem utiliza o coletor para impedir uma gravidez ou a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, está altamente equivocado.

Durante a menstruação, o risco de engravidar é menor, mas é recomendável sempre utilizar um método contraceptivo indicado pelo ginecologista.

Posso usar o coletor para conter o corrimento vaginal?

Não. O coletor foi construído e testado para coletar o ciclo menstrual, sendo assim não é aconselhado utilizá-lo para qualquer outro fim.

O coletor menstrual aumenta o risco de infecção urinária?

Não. Aqueles que se posicionam contra o coletor menstrual tendem a espalhar falácias sobre ele, uma delas é que o coletor aumenta o risco de infecções urinárias. Entretanto, não existe qualquer relação entre as infecções urinárias e o coletor menstrual.

O copinho atrapalha na hora de urinar?

Nem um pouco. A urina sai da uretra, enquanto o coletor está inserido no canal vaginal. Ou seja, o coletor não interfere em nada na hora de urinar.

Como saber se o copo está cheio?

Não existe uma hora “X” ou “Y” para saber se seu copinho está cheio ou não. Com o passar do tempo, a mulher aprende qual o momento certo de esvaziar seu copo. Isso ocorre devido a diferença entre o ciclo menstrual de cada mulher.

No início, caso a mulher tenha um fluxo elevado, poderá realizar a troca de 6 em 6 horas, até se observar quanto tempo leva para encher o coletor.

Quem toma anticoncepcional hormonal pode usar o copo menstrual?

Claro que sim. Caso  a mulher menstrue, não há problema algum.

Fonte e mais informações: https://minutosaudavel.com.br/coletor-menstrual/

Compartilhe esse artigo





Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br