Já tomou água hoje? Entenda o benefício deste hábito! - Rancho Orgânico

Blog

Já tomou água hoje? Entenda o benefício deste hábito!

Não há como viver sem tomar água!

Todos os seres vivos que habitam o planeta Terra são formados por células, e estas, por sua vez, possuem organelas, partículas que mantêm as células vivas utilizando inúmeros tipos de substâncias. A principal dessas substâncias é a água!

Nosso planeta é o único no Sistema Solar a apresentar 71% de sua superfície coberta por água, tornando essa substância a mais abundante na constituição da maioria dos seres vivos!

O nosso corpo também é composto de água: entre 70 e 75% em média, porém este percentual vai diminuindo naturalmente com a idade.

Entre 0 e 2 anos de idade é de 75 a 80 %; entre 2 e 5 anos cai para 70 a 75%; entre 5 e 10 anos fica entre 65 a 70%; entre 10 e 15 anos diminui para 63 a 65% e entre 15 e 20 anos atinge 60 a 63%. Já entre 20 e 40 anos esse teor de água no corpo humano fica entre 58 a 60% e entre os 40 e os 60 anos, essa percentagem cai para 50 a 58%. Acima de 60 anos, o processo de desidratação é ainda maior.

No próprio corpo humano, os teores de água também variam! Os órgãos com mais água são os pulmões e o fígado (86%). Paradoxalmente, eles têm mais água do que o próprio sangue (81%). O cérebro, os músculos e o coração são constituídos por 75% de água.

Como toda essa água entra no corpo humano?

Quase metade da água necessária ao corpo humano (47%) chega por meio de ingestão de água pura e outros líquidos como sucos, leite, água de côco, refrigerante, chás, etc.

Uma parte significativa de água, o corpo absorve através da respiração celular (14%). O resto da água necessária à vida chega através dos alimentos (39%).

Dentre os vegetais que mais possuem água são:

pepino (96%)
alface, rabanetes e aipo (95%),
tomate (94%),
pimentão (93%),
melancia, carambola, espinafre e couve-flor (92%),
morango, melão, laranjas e brócolis (90%),
abacaxi (87%),
goiaba (86%),
banana (74%).

Toda água que entra no corpo, sai.

Como a água sai do corpo humano? Cerca de 20% sai pela transpiração e mais 15% pela respiração. Essas porcentagens podem variar segundo o grau de atividade de cada indivíduo. Pelas urinas e fezes é excretado o essencial da água absorvida (65%).

A água circula pelo corpo humano como nos ecossistemas, e assim como a poluição está presente nos rios, ela também  chega às suas veias e artérias em conseqüência de uma alimentação inadequada, da absorção de drogas, venenos e agrotóxicos, da respiração de uma atmosfera contaminada etc.

O corpo, com sua sabedoria orgânica, tenta metabolizar toda essa “poluição” através da filtragem dos rins e da excreção da bexiga pela urina. Por isso, beber água pura e limpa – sem nada, nem gás – é permitir um maior poder de limpeza das toxinas e eliminação dos resíduos.

Para água corporal é difícil dissolver tanta coisa absorvida pela boca, sobretudo quando os próprios líquidos ingeridos já vêm carregados de sais, açúcares, ácidos e acidulantes, corantes e edulcorantes, extratos e antioxidantes, benzoato de sódio, sorbato de potássio e tantas outras substâncias necessárias a um “refrigerante”.

Quanto de água preciso beber diariamente?

A quantidade de água que precisamos ingerir diariamente pode variar. Em média, para suprir todas as necessidades do organismo é preciso tomar 2 litros todos os dias.

A nutricionista Camila Leonel, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que, ao longo de 24 horas, perdemos aproximadamente essa quantidade de água por meio da transpiração, urina, respiração e outras atividades que mantêm as funções vitais. “O corpo não possui reservas ou condições para armazenamento de água. É essencial que a sua reposição seja diária para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Em medidas caseiras, essa quantidade representa 8 copos”, explica.

Não espere sentir sede para beber água…

A sede é, sim, um sinal de alerta para a necessidade do corpo por água, mas ela aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já se encontra abaixo do nível desejado. Pessoas desidratadas apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração. A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.

Uma dica é: tenha sempre uma garrafa de água ao alcance das mãos!

Se 2 litros de água lhe parecem demais, saiba que parte da ingestão diária pode ser suprida com outras fontes, como sucos, água de coco, leite, frutas, chás e sopas. Evite, porém, bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos artificiais e alcóolicas pois estas agravam a desidratação do organismo.

Outro fator muito importante para saber se a quantidade de água ingerida no dia está suprindo ou não a sua necessidade é bem simples, basta olhar para a cor da urina! Quanto mais amarela escura estiver, mais desidratado está o seu organismo, logo você ainda precisa beber mais água. Portanto, quanto mais amarela clara sua urina estiver, mais hidratado está o seu organismo!

 

Confira aqui cinco benefícios de ingerir diariamente água em abundância:

Regula a temperatura corporal:

Durante os exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas;

Desintoxica o corpo:

Ela auxilia na prevenção e no tratamento de infecção urinária, pois o líquido estimula as idas ao banheiro, o que ajuda a “limpar” o trato urinário. Em parceria com a ação das fibras alimentares, a água ajuda a formar e hidratar o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado e, como consequência, cause constipação intestinal. Também auxilia na respiração, pois dilui o muco, o que facilita a expectoração de resíduos pulmonares;

Absorção e transporte de nutrientes:

A água auxilia na absorção de nutrientes e glicose. Além disso, o líquido ajuda no transporte dessas substâncias pela corrente sanguínea e na distribuição para as diversas partes do organismo;

Emagrecimento:

Além de reduzir a retenção de líquidos, pois coloca os rins para trabalhar, a água também traz sensação de saciedade. Assim, ingerir 1 ou 2 copos antes da refeição ajuda a controlar o apetite. Sem contar que não tem calorias!;

Pele bonita:

Promove a revitalização das células e mucosas. Na pele, isso resulta em uma hidratação de dentro para fora. Portanto, ela constitui o método mais barato e eficaz para evitar o ressecamento e a descamação.

 

Agora que você já sabe a importância de se beber água todos os dias em abundância, temos uma sugestão: adicione na água frutas e ervas frescas orgânicas, para dar mais sabor e refrescância, e ainda adicionar vitaminas e minerais!

 

 

Fontes:

https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/cinco-motivos-para-nao-deixar-de-tomar-agua/

http://www.meioambientenews.com.br/conteudo.ler.

Compartilhe esse artigo





Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br