O que te nutre? - Rancho Orgânico

Blog

O que te nutre?

Você já pensou a respeito sobre o que você come? Como você nutre seu corpo? Como você escolhe os alimentos que vai preparar para você e sua família?

“Você é aquilo que você come”

Com certeza muitas pessoas já escutaram essa frase, atribuída ao filósofo alemão Ludwig Feuerbach (1804-1872) que, desde o século XIX já conhecia sobre a relação importante que os alimentos que ingerimos exercem para a nossa saúde.

De lá para cá muita coisa mudou, porém, outras nem tanto!

De um lado hoje convivemos com o aumento excessivo de poluentes – tanto no ar, na água como na terra – o aumento populacional, a quantidade de lixo produzida, o mercado voltado para o consumo e para o lucro, o grito de socorro do meio ambiente pedindo trégua.

Do outro lado, o refinamento das pesquisas científicas que, embora estejam atreladas a economia e a política, nos confere cada vez mais a certeza do que já se sabia muitos anos antes.

Sim, ainda hoje somos aquilo que comemos, e o funcionamento do nosso organismo está diretamente relacionado com os nutrientes que escolhemos comer, entretanto, nossa nutrição – que tem um contexto mais amplo e complexo – não depende unicamente do que comemos!

O que te nutre?

Diariamente alimentamos nosso corpo, nossa alma e nosso espírito pelas nossas escolhas alimentares e também pelos pensamentos que estão atrelados ao que ouvimos e vemos, a quem convivemos e nos relacionamos e ao que almejamos como seres humanos.

Nutrir-se de forma consciente, buscando os alimentos frescos, saudáveis e livres de agrotóxicos é certamente o primeiro passo para nutrir de fato nosso corpo físico.

Mas não para por aí… Cultivar pensamentos positivos, ter equilíbrio entre sono e vigília respeitando nosso ciclo circadiano, ter leveza nas atitudes e palavras,  saber perdoar (a si mesmo e ao outro) estão entre as diversas tarefas para manter nossa mente saudável.

E a partir da união desses diversos aspectos, encontramos a homeostase, a harmonia, tão desejada entre corpo, mente e alma.

Quando paramos para refletir um pouco sobre este assunto tão profundo e ao mesmo tempo tão cotidiano, podemos ter a real dimensão sobre a nossa responsabilidade com o nosso bem estar.

E o melhor disso tudo é ter a consciência de que tudo isso é sim possível de ser alcançado e depende unicamente de cada um de nós.

 

Marilia Alessi G. de Camargo
CRN3: 20917
Nutricionista
Mestre em Saúde na Comunidade
Doutorado em Investigação Biomédica
Formação em Nutrição Funcional
Formação em Pedagogia Curativa, baseada na Antroposofia

Compartilhe esse artigo





Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br