Ovo orgânico x Ovo caipira - Rancho Orgânico

Blog

Ovo orgânico x Ovo caipira

Você sabia que nem todo ovo caipira é orgânico, mas todo ovo orgânico é necessariamente caipira?

Quer saber qual é a principal diferença entre o ovo orgânico e o ovo caipira? Confira!

Os ovos caipiras são botados em ninhos cobertos, por galinhas que vivem fora de gaiolas, ciscando, pulando e ensinando seus pintinhos a caçarem minhocas no solo livremente.

Por legislação, a alimentação deve ser toda de origem vegetal e sem a pigmentação que costuma ser utilizada para acentuar a cor da gema artificialmente nas criações industriais. Elas também não devem tomar remédios ou antibióticos, mas podem fazê-lo ocasionalmente com supervisão veterinária.

A principal diferença entre os ovos caipiras e os orgânicos é a alimentação!

Para produzir um ovo que será certificado como orgânico, a galinha deve receber uma alimentação 100% orgânica, sem agrotóxicos e fertilizantes. Remédios para crescimento e antibióticos também não são permitidos em nenhuma hipótese. Essas medidas são o que garantem que os ovos chegarão ao consumidor sem nenhum resíduo químico!

Outra ponto importante a ser cumprido é o respeito ao comportamento natural e bem-estar da ave (são proibidos procedimentos como a debicagem e o confinamento em gaiolas). As galinhas são tratadas com todo respeito à sua natureza, em um ambiente natural e acolhedor, onde elas se sintam seguras e possam viver tranquilamente.

Para aprovação do selo orgânico, o produtor deve apresentar certificado emitido por uma entidade certificadora terceirizada que segue parâmetros ditados pelo Ministério da Agricultura. Somente após a conferência dessas informações é que o ovo poderá receber o selo orgânico.

Um alimento nutritivo e completo!

Os ovos são alimentos nutritivos e com abundância em vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade, boas gorduras e vários outros nutrientes menos conhecidos. As vitaminas presentes nos ovos são vitaminas B2, B5 e B12 bem como vitaminas A, D e E. Já os minerais são selênio, cálcio, ferro, colina, potássio, zinco, manganês, folato, luteína e muitos mais.

Um ovo grande contém 77 calorias, com 6 gramas de proteína de qualidade, 5 gramas de gordura e traços de carboidratos. É muito importante perceber que quase todos os nutrientes estão contidos na gema. Ou seja, não descarte a gema.

Ovos não aumentam o risco de doença cardiovascular. A principal razão pela qual muitas pessoas têm medo de comer ovos se deve ao fato de que eles estão carregados de colesterol. Um ovo grande contém em média 212 mg de colesterol.

No entanto, apenas porque um alimento contém colesterol não significa que ele irá aumentar o mau colesterol no sangue. O fígado realmente produz colesterol, todos os dias. Se você comer colesterol, então seu fígado produz menos. Se você não come colesterol, então seu fígado produz mais.

Muitos estudos mostram que os ovos realmente melhorar o seu perfil de colesterol. Os ovos tendem a aumentar o colesterol HDL (o “bom”) e tendem a alterar o colesterol LDL (o “mau”) para um grande subtipo que não está associado a um risco aumentado de doença cardíaca. Vários estudos examinaram os efeitos do consumo de ovos sobre o risco de doença cardiovascular e não encontraram associação entre os dois.

Veja tudo que o ovo oferece para sua saúde:

Proteína: produz partes essenciais do corpo, como músculos, hormônios, tecidos, pele e cabelo


Colina: desempenha papel crucial para que o organismo funcione de maneira adequada.


Selênio: mineral com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que mantêm a saúde em dia.


Vitaminas A, D, e E: Importantes para manter a saúde dos olhos, pele e fortalecer os ossos.


Luteína: Carotenóide que atua com ação antioxidante para os olhos e previne doenças cardiovasculares.


Complexo B: Responsáves pela renovação das células e pela produção de energia. Também garante a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino.

 

Criando animais livres e saudáveis…

A criação de galinhas orgânicas é bem criteriosa, principalmente no quesito alimentação e tratamento. As galinhas recebem uma alimentação balanceada para cada ciclo de vida.

Desde o primeiro dia em que entram nos aviários, são alimentadas de acordo com um programa que considera as fases de seu crescimento e produção. Sua alimentação é feita à base de milho e soja, além de minerais, vitaminas, frutas, forragem e silagem. Tudo orgânico.

As galinhas vivem em um ambiente agradável, com uma rotina tranquila que respeita seus comportamentos naturais, como dormirem poleiros, pois assim se sentem mais protegidas. Recebem alimentação orgânica variada e balanceada e não são submetidas a antibióticos nem hormônios. Quando necessário, são medicadas com homeopatia e extratos vegetais via água dos bebedouros.

Confira alguns dos cuidados especiais que as galinhas orgânicas recebem:

Livres de gaiola
Acesso aos piquetes (free range)
Alimentação exclusivamente vegetal e orgânica
Banho de sol
Aproveitamento de sombra das árvores
Galpões protegidos para se recolherem à noite

As cinco liberdades animais*

1. Estar livre de fome e sede
Os animais devem ter acesso a água e alimento adequados para manter sua saúde e vigor.

2. Estar livre de desconforto
O ambiente em que eles vivem deve ser adequado a cada espécie, com condições de abrigo e descanso adequados.

3. Estar livre de dor doença e injúria
Os responsáveis pela criação devem garantir prevenção, rápido diagnóstico e tratamento adequado aos animais.

4. Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie
Os animais devem ter a liberdade para se comportar naturalmente, o que exige espaço suficiente, instalações adequadas e a companhia da sua própria espécie.

5. Estar livre de medo e de estresse
Não é só o sofrimento físico que precisa ser evitado. Os animais também não devem ser submetidos a condições que os levem ao sofrimento mental, para que não fiquem assustados ou estressados, por exemplo.

Com todo esses cuidados, o resultado não poderia ser diferente!

Os ovos orgânicos são muito mais saborosos e saudáveis do que qualquer outro tipo! A agricultura orgânica é aquela que está verdadeiramente comprometida com a sustentabilidade e com o bem estar das pessoas, promovendo a saúde tanto para quem a cultiva para quem a consome, num processo integrado e respeitoso!

 

*Fonte: http://certifiedhumanebrasil.org/conheca-as-cinco-liberdades-dos-animais/

Fonte: https://fazendadatoca.com.br/nossos-ovos/

Compartilhe esse artigo





Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br