Ayurveda: um estilo de vida milenar e contemporâneo - Rancho Orgânico

Blog

Ayurveda: um estilo de vida milenar e contemporâneo

Você já ouviu falar sobre a milenar medicina chamada Ayurveda?

Nascida na Índia, esse sistema visa o bem estar do ser humano por completo e compreende que para atingi-lo, devemos olhar para cada pessoa individualmente e holisticamente, considerando não só os aspectos físicos como também os mentais e espirituais, bem como a forma como se alimenta, se relaciona, o ambiente em que vive…

A palavra Ayurveda é proveniente do sânscrito e possui duas partes: Veda que é traduzido como conhecimento, ciência ou sabedoria e Ayur que significa vida. Neste contexto Ayurveda é o conhecimento, a ciência ou sabedoria que propõe uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza com o objetivo de alcançarmos a felicidade. Nesta filosofia indiana a saúde é um estado de completude.

Para a Ayurveda, sistema de saúde tradicional aplicado na Índia há mais de 5 mil anos, o indivíduo (sua história, hábitos e estilo de vida) é o personagem principal. Acredita-se que quando o indivíduo vive em harmonia com a natureza e estabelece com ela uma relação de pertencimento, é aprimorado o próprio potencial de cura e equilíbrio.

Ayurveda não é uma medicina mística ou alternativa…

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a Ayurveda em 2004. Desde então vem implantando uma estratégia global para incentivar a propagação desse sistema de saúde de forma segura, mediante sua regulamentação e maior integração entre produtos, médicos e terapeutas. Nos últimos anos, esse conhecimento está cada vez mais acessível, inclusive, no Ocidente, onde já é uma realidade na rotina de várias pessoas em países da América do Norte, Europa e América do Sul.

Para a ciência ayurvédica, a saúde está relacionada a um estado de completude e é, acima de tudo, uma prática de autocura. Para tanto, envolve um alto grau de participação do paciente, em que ele mesmo se apropria do seu potencial de cura e equilíbrio.

Na concepção ayurvédica, acredita-se que o universo é composto por 5 elementos (espaço, ar, água, terra e fogo), que, quando combinados, expressam-se na psicologia e fisiologia por meio dos doshas (humores biológicos) vatapitta e kapha. Quando há um desequilíbrio nos doshas, surge uma desarmonia entre mente e corpo de um ser, e isso pode se tornar a raiz do seu adoecimento.

Para identificar esse desequilíbrio, além do exame físico, o paciente precisa compartilhar detalhadamente sua história. Essa é a grande diferença em relação à medicina ocidental, que costuma se focalizar apenas na doença e nos seus sintomas. Na Ayurveda, o foco é o indivíduo.

Compreendendo as doenças e desequilíbrios!

Desequilíbrios, também, refletem na aparência física da pessoa, pois a beleza é o resultado do equilíbrio entre mente, corpo e alma. É preciso se sentir feliz, expressar-se com liberdade e bom humor, assim, refletindo a vontade de viver em suas atitudes. Segundo a perspectiva ayurvédica, a beleza vai além do corpo, é composta pela postura, vitalidade, movimentos e a maneira de se relacionar com o mundo.

Beleza é o resultado da combinação entre cuidados diários e saúde física e está diretamente ligada à prática de hábitos positivos e com o autoconhecimento. Assim, aspectos como alimentação, digestão, absorção e evacuação corretas dos alimentos são fundamentais para ter uma vida completa, equilibrada e saudável.

Ayurveda e a saúde da pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha diversas funções, como proteção, termorregulação, função sensorial, secreção e excreção. É por meio dela que é possível sentir sensações de prazer, dor, regular a temperatura corporal e, ainda, ajudar a equilibrar os doshas.

Na Ayurveda, tudo está interligado, então, para você ter uma pele saudável, é preciso manter uma dieta adequada para o equilíbrio de seus doshas, refletindo bem-estar e vitalidade nas funções normais do organismo e no estado de saúde da pele. Foi pensando nesse contexto que separamos alguns cuidados diários de tratamentos ayurvédicos para você fazer no seu dia a dia, olha só:

Óleos essenciais

O que você passa na sua pele pode ser absorvido pelo seu organismo, sendo considerada o mecanismo de entrada e saída de purezas e impurezas. Nos tratamentos ayurvédicos, são utilizados muitos óleos naturais, como o de mostarda, de gergelim, de coco, de amêndoas, de rícino, de sementes de uva, de girassol e tantos outros, sempre, de acordo com o dosha.

Massagens ayurvédicas

Massagem é um poderoso recurso da Ayurveda, sendo possível nutrir os tecidos corporais, no equilíbrio dos doshas, na diminuição da tensão e do estresse, além de proporcionar uma ação rejuvenescedora e pacificadora. Existem diversos tratamentos que usam a pele como principal condutor, como a Abhyanga (massagem diária com óleo), ou Garshana (estímulo na pele realizado com uma massagem feita com luva de seda, sal grosso, óleos vegetais e ervas medicinais). O mais indicado para a sua saúde depende de um diagnóstico com um médico e/ou terapêutico da Ayurveda.

Cosméticos ayurvédicos

É provado que a pele é responsável pela absorção de diversos nutrientes para o organismo. Por isso, é tão importante não utilizar produtos que contenham toxinas prejudiciais à saúde. Ter por perto cosméticos ayurvédicos e naturais é a garantia de ter produtos de qualidade, com um cultivo ecológico de ingredientes naturais e livres dessas substâncias. Lembrar-se que a nutrição acontece também pela pele nos confere a responsabilidade de escolher com consciência os cosméticos que usaremos no dia a dia para promover saúde, bem estar e beleza!

Com a intenção de oferecer o que há de melhor da natureza para nossos clientes, aqui no Rancho fizemos uma seleção completa e maravilhosa de Cosméticos Ayurvédicos! Saiba mais sobre eles clicando aqui!

Compartilhe esse artigo





Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br