Pãozinho funcional de açaí - Rancho Orgânico

Receitas

Pãozinho funcional de açaí

Ingredientes:

100g de açaí puríssimo
300g de batata doce
1 col sopa de chia
200g polvilho doce
100g polvilho azedo
2 col sopa de levedura nutricional (opcional)
1 col sopa de ervas secas (orégano, tomilho, alecrim, salsinha, etc)
1 col sopa de fermento em pó
Sal marinho a gosto
3 col sopa de azeite extra virgem
Semente de papoula ou gergelim (opcional, para decorar)

A qualidade dos alimentos que você consome estão diretamente relacionados com a qualidade da sua saúde! Prefira alimentos orgânicos, preserve sua natureza!

Modo de preparo:

Asse a batata doce com casca. Fure e se tiver macia, retire do forno. Retire a casca, adicione chia e amasse (ainda quente) com um garfo até que tenha uma consistência de purê e reserve.

Em uma tigela grande misture os dois polvilhos, a levedura nutricional e tempere a gosto. Reserve. Em uma panela pequena esquente o açaí com azeite sem deixar que ferva. Despeje essa mistura sobre os secos e mexa bem até que forme uma textura de farofa.

Adicione então a batata doce com chia e misture até que fique bem uniforme e consistente. Enrole bolinhas, decore e coloque sobre uma forma untada. Asse em forno pre aquecido a 180o por 25-30 minutos.

Você sabia que:

O que faz do açaí um alimento especial é, principalmente sua alta concentração de antocianina. Esse pigmento é que dá a cor roxa intensa, quase preta, da fruta. No nosso organismo, ele age como um potente antioxidante, que auxilia na neutralização e eliminação dos radicais livres — aquelas substâncias que, soltas na nossa circulação e nossas células, fazem a gente envelhecer antes da hora. Mais: “Aliada à vitamina C (nutriente que a fruta também tem de sobra) e E o efeito antioxidante do açaí é ainda mais potente!

O tipo de gordura presente na fruta, ômegas 6 e 9, associadas aos antioxidantes naturalmente presentes, reduzem os danos provocados pelos radicais livres produzidos pela exposição aos raios solares e impulsionam o metabolismo auxiliando no gasto de calorias diárias. As fibras, também aos montes no açaí, regulam o intestino. E, se ele funciona bem, perder peso fica mais fácil. Ou seja, vale comer uma porção (o equivalente a uma polpa de 100 gramas) por dia, complementando um dos lanches ou refeições da dieta.

O açaí ainda tem nutrientes (vitaminas B1, B2 e E) que melhoram a visão e a memória. É rico em ferro, porém, devido à presença de nutrientes que competem com a sua absorção, a absorção do ferro proveniente do açaí pelo nosso organismo é baixa o que o faz não ser uma boa fonte alimentar deste nutriente, mas há outras qualidades nessa frutinha. Por causa da antocianina (ela de novo) juntamente ao ômega 9, o açaí tem ação protetora das nossas artérias pois auxiliam no controle e diminuição do colesterol “ruim”, contribuindo para a saúde do coração.

 

Compartilhe esse artigo

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br