Risoto de açaí - Rancho Orgânico

Receitas

Risoto de açaí

Ingredientes:

100g de açaí puríssimo
200g de arroz arbóreo
10ml de azeite de oliva
150g de aspargos verdes
1/2 cebola
1 dente de alho
1 col sopa de cebolinha picada
25ml de vinho branco seco
500ml de caldo de legumes
30g de manteiga sem sal e gelada
40g de queijo parmesão

Modo de preparo:

Saltear os aspargos com um fio de azeite e uma pitada de sal e reservar. Adicionar manteiga e refogar cebola e alho picados. Em seguida adicionar o arroz e refogar mais um pouco e então adicionar o vinho branco e mexer até que evapore quase por completo. Manter fogo médio e adicionar o caldo de legume (aquecido) aos poucos e mexer o arroz com delicadeza até que o arroz fique com textura “al dente”.

Baixar o fogo e temperar com sal e pimenta do reino a gosto. Adicionar o açaí e os talos de aspargos picados misturando com delicadeza.

Retirar do fogo, adicionar o queijo ralado, as pontas dos aspargos, cebolinha e a manteiga misturando com delicadeza para dar cremosidade.

Sugestão, servir em cestinha de parmesão
Esquentar 180g de parmesão em fogo médio e quando estiver completamente fundido, deixar amornar em uma xícara ou tigela virada para que esfrie no formato e tamanho desejado.

Confira o passo a passo aqui: https://youtu.be/Yqw8B1pTMVU

Você sabia que:

O que faz do açaí um alimento especial é, principalmente sua alta concentração de antocianina. Esse pigmento é que dá a cor roxa intensa, quase preta, da fruta. No nosso organismo, ele age como um potente antioxidante, que auxilia na neutralização e eliminação dos radicais livres — aquelas substâncias que, soltas na nossa circulação e nossas células, fazem a gente envelhecer antes da hora. Mais: “Aliada à vitamina C (nutriente que a fruta também tem de sobra) e E o efeito antioxidante do açaí é ainda mais potente!

O tipo de gordura presente na fruta, ômegas 6 e 9, associadas aos antioxidantes naturalmente presentes, reduzem os danos provocados pelos radicais livres produzidos pela exposição aos raios solares e impulsionam o metabolismo auxiliando no gasto de calorias diárias. As fibras, também aos montes no açaí, regulam o intestino. E, se ele funciona bem, perder peso fica mais fácil. Ou seja, vale comer uma porção (o equivalente a uma polpa de 100 gramas) por dia, complementando um dos lanches ou refeições da dieta.

O açaí ainda tem nutrientes (vitaminas B1, B2 e E) que melhoram a visão e a memória. É rico em ferro, porém, devido à presença de nutrientes que competem com a sua absorção, a absorção do ferro proveniente do açaí pelo nosso organismo é baixa o que o faz não ser uma boa fonte alimentar deste nutriente, mas há outras qualidades nessa frutinha. Por causa da antocianina (ela de novo) juntamente ao ômega 9, o açaí tem ação protetora das nossas artérias pois auxiliam no controle e diminuição do colesterol “ruim”, contribuindo para a saúde do coração.

 

Compartilhe esse artigo

Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br