O que os olhos não vêem…
O que os olhos não vêem, a saúde sente! É por este e outros motivos que cada vez mais as pessoas buscam fazer uma alimentação mais saudável, baseada na ingestão balanceada de frutas, legumes, verduras, grãos, cereais e entre outros em busca de qualidade de vida e saúde… porém na prática, o que acontece é diferente. Devido ao massivo uso de agrotóxicos no cultivo desses alimentos, a saúde está em cheque.
Os números assustam e chamam a atenção para essa situação que se torna cada vez mais urgente: os brasileiros ingerem anualmente 5 litros de veneno, fazendo que o país ocupe, desde 2008, o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
E para deixar o cenário ainda mais sério, segundo o Dossiê Abrasco – um alerta sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde, publicado recentemente, 70% dos alimentos in natura consumidos no Brasil estão contaminados por agrotóxicos, desses, segundo a Anvisa, 28% contêm substâncias não autorizadas.
Um levantamento de dados da Anvisa aponta o pimentão como a hortaliça mais afetada e contaminada por agrotóxicos (segundo a Agência, 92% pimentões analisados estavam contaminados), seguido pelo morango (63%), pepino (57%), alface (54%), cenoura (49%), abacaxi (32%), beterraba (32%) e mamão (30%).
O desdobramento disso, infelizmente é igualmente preocupante, está associado à incidência de diversas doenças como câncer e outras genéticas.
Diria Hipócrates: faça da sua alimentação o seu remédio, o que é uma verdade, porém, com o uso indiscriminado de pesticidas e defensivos químicos na agricultura “convencional”, a alimentação, tida como natural, está se tornando um veneno para saúde das pessoas.
Os truques para diminuir a quantidade de agrotóxicos desses alimentos, como deixá-los de molho em água e bicarbonato, além de não serem cientificamente comprovados, retiram somente o veneno que está na casca do alimento, que é pouco se comparado com a quantidade que é absorvida pelo mesmo durante o cultivo.
Precisamos nos conscientizar sobre essa questão e fazer a nossa parte para que este cenário mude através do nosso poder de escolha. A saúde é definitivamente o maior patrimônio da humanidade e não podemos fechar os olhos diante dessa situação.
A agricultura orgânica faz bem para todos!