Risoto de palmito pupunha
Ingredientes:
1/2 kg de palmito pupunha orgânico em conserva picado
1 talo de salsão (ou aipo)
1 dente de alho amassado
1 cenoura cortada ao meio
1 cebola cortada ao meio
2 litros de água
1 cebola grande ralada
2 colheres (sopa) de manteiga (ou ghee)
100ml vinho branco seco
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
Queijo parmesão ralado
A qualidade dos alimentos que você consome estão diretamente relacionados com a qualidade da sua saúde! Prefira alimentos orgânicos, preserve sua natureza!
Modo de preparo:
Coloque em uma panela o talo de salsão, o alho amassado, a cenoura, a cebola e a água. Cozinhe até reduzir o caldo pela metade. Coe e reserve o caldo.
Doure a 1/2 cebola ralada com 1/3 da manteiga, acrescente o palmito pupunha e refogue por 5 minutos. Reserve.
Doure a 1/2 cebola ralada no restante da manteiga.
Adicione o arroz arbóreo, refogue. Em seguida o vinho branco e deixe evaporar para então adicionar o caldo de legumes deixar ferver mexendo lentamente.
Vá incorporando o caldo aos poucos até o cozimento do arroz, tempere com sal e pimenta do reino e ao final adicione o palmito refogado e o queijo parmesão ralado.
Mexa delicadamente e deixe descansar por 3 minutos.
Decore com folhas verdes e cebolinhas inteiras sobre o prato.
Você sabia que:
1 – Beneficia os músculos: O zinco, mineral importante para a saúde dos músculos, também está presente na composição do palmito. Seus benefícios incluem a melhora na síntese de proteínas no organismo, ideal para nutrir os músculos do corpo e torná-los saudáveis.
2 – Controla a pressão arterial: Por ser fonte de potássio, o consumo do palmito normaliza os níveis da pressão arterial, evitando os picos e as quedas.
3 – Melhora o trânsito intestinal: As fibras alimentares contidas no alimento ajudam a fazer com que o intestino funcione da maneira correta, diminuindo os riscos da prisão de ventre e constipação que causam diversos desconfortos.
4 – Favorece o sono: Dentre as vitaminas presente no palmito, também há um destaque para as vitaminas do complexo B, que ajudam a melhorar a qualidade do sono, garantindo um descanso melhor e evita a oscilação de humor, podendo até combater a ansiedade e a depressão.
5 – Proporciona saciedade: O palmito é rico em fibras alimentares, responsáveis por proporcionarem saciedade e diminuir a fome excessiva. Quando consumimos produtos ricos em fibras, diminuímos as chances de bater aquela vontade de comer fora do horário.
6 – Contribui com o emagrecimento saudável: Por ser um alimento que traz a sensação de saciedade ao ser consumido, o palmito ajuda a comer menos e favorecer a perda de peso. Além disso, possui pouquíssimas calorias, logo, não prejudica o plano alimentar.