Salada de lentilha com cúrcuma
Ingredientes:
1 e 1/2 xícaras (chá) de lentilha da sua preferência
200g de tomatinhos cereja orgânicos
Azeite de oliva extravirgem
50g de cúrcuma em fresca em raiz picadinha ou 1/2 colher (sopa) de cúrcuma em pó
1/2 maço de hortelã
Limão
Modo de preparo:
Deixe a lentilha hidratando de molho em água filtrada por no mínimo 4 horas, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre junto na água. Após o período, escorra e reserve a lentilha.
Em uma panela, coloque a lentilha e cubra com três vezes o volume de água.
Leve ao fogo médio e quando começar a ferver, deixe cozinhar por 15 minutos para que fique cozida no ponto firme e não desmanche.
Transfira a lentilha cozida para uma tigela, acrescente os tomatinhos e a cúrcuma fresca picadinha ou ralada.
Misture delicadamente, adicionando sal, azeite e as folhas de hortelã picadas rusticamente.
Leve à geladeira até a hora de servir.
Você sabia que:
Essa salada tem propriedade antinflamatória, tem bom teor proteico e ajuda a destoxificar o organismo!
A lentilha é um alimento com propriedade alcalinizante do pH sanguíneo e é fonte de fibras e de proteína, colaborando muito com a saúde do ser humano em nível intestinal e metabólico, sendo uma alternativa às carnes e ovos.
A cúrcuma (também conhecido como açafrão da terra) é outro item que faz toda diferença no valor nutricional dessa receita. Utilizada crua (sem passar por aquecimento), a curcumina (substância bioativa da cúcruma) tem seus potenciais antiinflamatórios, antioxidantes e anticancerígenos preservados. E, ainda, fica mais biodisponível pela presença do azeite e da pimenta do reino.
O limão e a hortelã fecham com chave de outro o valor terapêutico da nossa salada! Agregam propriedades digestivas, carminativas (anti-gases) e uma dose extra de antioxidantes e poder alcalinizante.
Dicas:
1) Acrescente folhas verdes escuras (agrião, rúcula, escarola, couve…), brócolis ou couve-flor e obtenha um prato altamente destoxificante!
2) Sirva acompanhada de um cereal integral (arroz, quinua, amaranto, painço…) e estará com um perfeito equilíbrio proteico de proteínas vegetais na sua refeição!
Receita desenvolvida pela Chef de cozinha saudável Daiane Godoi (@gourtmet.do.bem) e pela Nutricionista Dra. Jackeline Taglieta (@jackietaglieta)