Creme de couve flor orgânica
Ingredientes:
1 couve flor
250g de aipim (mandioca)
Sal e pimenta a gosto
Cheiro verde a gosto
A qualidade dos alimentos que você consome estão diretamente relacionados com a qualidade da sua saúde! Prefira alimentos orgânicos, preserve sua natureza!
Modo de preparo:
Descasque o aipim, corte-o em pedaços pequenos e coloque para cozinhar na água com sal. Enquanto isso, corte a couve flor em pedaços pequenos, incluindo o talo e as folhas. Reserve.
Após cozido, retire as partes duras do aipim e descarte-as.
Na mesma panela, ainda com a água do cozimento, adicione a couve flor e cozinhe por mais 10 minutos. Depois bata os ingredientes com a ajuda de um mixer ou liquidificador e adicione mais água, se necessário. Adicione o cheiro verde picadinho e tempere com sal e pimenta do reino e sirva.
Você pode substituir o aipim (mandioca) por inhame ou batata comum.
Você sabia que:
A couve-flor é um vegetal de origem Asiática, mas é um vegetal que se adaptou muito bem no Brasil.
A couve-flor é bastante rica em vitamina C e também é rica em anti-inflamatórios como a vitamina K e ômega 3. Essas substâncias auxiliam no tratamento de doenças como artrite, doenças intestinais, entre outras. Além desses anti-inflamatórios, a couve-flor também é rica em glucosinolatos e isotiocianatos. Estes compostos são encontrados principalmente em vegetais crucíferos (couve-flor, brócolis, nabo, entre outros) e estão correlacionados com a prevenção de câncer.
Os isoticianatos é que são os “agentes anti-câncer”, o glucosinalato é apenas o composto que é transformado em isoticianato. Essa transformação pode acontecer na própria planta (quanto mais fresca, melhor), quanto no nosso trato digestivo.
Para aproveitar o máximo das propriedades inflamatórias da couve-flor, o ideal é prepará-la de maneira correta. Quanto mais fresca e orgânica, melhor. Também é melhor prepará-la cozida no vapor ou salteada, até mesmo para preparações de sopas e cremes, antes de processá-la, procurando deixá-la ao dente.