De bem com a balança nas festas de final de ano!
Como ficar de bem com a balança durante as festas de final de ano?
O que nos engorda de verdade, não é o que comemos entre o Natal e o Ano Novo, mas sim a forma de nos alimentarmos entre o Ano Novo e o Natal. Porém, de fato tem gente que “se perde” nas confraternizações do final de ano, comendo e bebendo exageradamente, de modo a comprometer a saúde e a silhueta conquistadas ao longo dos meses anteriores.
Acredito que a principal questão para esse retrocesso não acontecer é manter a consciência de que comida e bebida fazem parte das celebrações, mas não são o real motivo delas.
Outro ponto fundamental é se manter conectado com a maneira habitual de se alimentar quando estiver diante de farturas de pratos, bebidas e sobremesas. Por estarmos expostos mais tempo à comida do que o normal, é natural se exceder um pouco em festas, mas a quantidade não deveria ser tão maior assim. Afinal, nossa capacidade digestiva e nossa necessidade energética é praticamente a mesma dos dias comuns.
Uma sugestão para quem gosta de planejamento, é analisar semanalmente quais e quantos eventos propícios a excessos alimentares você terá. Se houver muitos, cuide muito bem da alimentação do dia a dia, para que esta não seja mais um contribuinte para ganho de peso. E mantenha essa clareza inclusive no final de semana, caso os “extras” já estejam presentes durante a semana.
Ainda, nos eventos em si, combine com você mesmo em quais você prefere “se segurar” ou “liberar” mais a bebida e a comida, assim sua semana alimentar fica razoavelmente equilibrada e o saldo ao final de dezembro não vai “pesar” na balança.
Outras dicas práticas:
Não vá faminto às festas, pois nelas a comida tende a ser mais engordativa. É melhor comer de forma fracionada (e leve) ao longo do dia, para não aumentar demais a chance de comer muito justamente do que mais engorda.
Se houver entradinhas, controle um pouco o quanto comerá delas, lembrando de a refeição em si ainda está por acontecer.
Sobre as entradinhas, além das clássicas castanhas, torradinhas e queijos, sirva também legumes frescos e tomatinhos. Faz sucesso entre os convidados e ameniza bem as calorias totais desses “beliscos” iniciais.
Sobre as bebidas, combine com você mesmo o quanto vai beber naquele evento. Não fique refém de quem enche seu copo a todo momento nem se baseie em quanto as demais pessoas bebem.
Tomar água antes de começar a beber, entre um copo e outro e ao final da festa é um recurso bastante simples e útil para ingerir menor quantidade das bebidas calóricas (sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas). Aliás, prefira água com gás a refrigerantes e chás gelados (sem açúcar) a refrigerantes.
Capriche no consumo de verduras e legumes ao montar seu prato! Esses alimentos ajudam a proporcionar saciedade, reduzindo o consumo das demais preparações. Além disso, fornecem fibras ao organismo, amenizando o efeito metabólico dos excessos.
Diante das inúmeras opções, você não precisa experimentar tudo, procure fazer escolhas! De preferência, escolha um tipo de carboidrato, um tipo de proteína e diversos tipos de verduras e legumes. Um prato “menos misturado” normalmente nos faz sentir mais satisfeitos por conseguirmos apreciar melhor cada item da que escolhermos para nossa refeição.
Procure mastigar bem a comida e evite bebidas enquanto come. Essas duas estratégias ajudam a comer menos e se alimentar de forma mais consciente.
Panetone e chocotone são deliciosos, fáceis de comer, inclusive, escorregam na boca! Mas… são extremamente calóricos. Cuidado para não comê-los de forma desatenta.
Aproveite os dias de folga para se manter mais ativo fisicamente. Além de gastar um pouco de calorias, praticar exercícios aumenta a consciência corporal, favorecendo os cuidados com a alimentação.
Lembre-se: comidas e bebidas fazem parte das celebrações, mas não são o propósito delas. Desfrute também das conversas, da companhia das pessoas, da música e de toda atmosfera especial dessa época do ano!
Aproveite todas as dicas acima e comece o Ano Novo em paz com a balança!
Um saudável e feliz 2019 a todos!
Jackeline Taglieta
Nutricionista – CRN-3: 20209
www.jackelinetaglieta.com.br