Por que consumir alimentos orgânicos?
Por que consumir alimentos orgânicos?
Muitas pessoas não fazem uso de produtos orgânicos, porque acham o preço final mais caro do que os alimentos de cultivo convencional, porém, se pararmos para pensar, isso só tem relação com o preço final.
Mas veja bem, já parou para pensar no quanto estamos reduzindo custos e gastos indiretos ao adotar uma alimentação orgânica?
Os alimentos orgânicos nos deixam mais saudáveis, o que dispensa futuros gastos com médicos e remédios, sem contar com o custo tido para a recuperação ambiental que também é muito alto para todos…
Confira abaixo uma lista com 10 motivos para você priorizar os alimentos orgânicos na sua alimentação:
1. Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas.
Pesquisas e estudos tem demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais como infertilidade e hipotireoidismo, problemas neurológicos como alzheimer e depressão, danos nos rins e fígados e até câncer.
2. Alimentos orgânicos são mais nutritivos.
Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo. As plantas se desenvolvem com melhor qualidade, suas raízes se aprofundam mais no solo e absorvem diversos tipos de minerais.
3. Alimentos orgânicos são mais saborosos.
Sabor e aroma são mais intensos uma vez que em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los.
4. Protege futuras gerações de contaminação química.
A intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico; e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais.
5. Evita a erosão do solo.
Através das técnicas orgânicas tais como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem, etc., o solo se mantém fértil e permanece produtivo, melhorando ainda mais ano após ano.
6. Protege a qualidade da água.
Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d’água e poluem rios e lagos. No cultivo orgânico há maior consciência sobre o uso da água, com diversas técnicas mais eficientes e adequadas às plantações. O agroflorestamento é uma delas!
7. Restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal.
A agricultura orgânica respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis. A vida silvestre, parte essencial do estabelecimento agrícola é preservada e áreas naturais são conservadas. O controle de possíveis “pragas” é feito através de técnicas e insumos naturais
8. Ajuda os pequenos agricultores.
Em sua maioria, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única forma de sustento. Mantendo o solo fértil por muitos anos, o cultivo orgânico possibilita que o homem mantenha sua tradição de cultivo da terra e revitaliza as comunidades rurais, oferecendo melhores condições de vida e desenvolvimento para inúmeras famílias.
9. Economiza energia.
O cultivo orgânico dispensa os agrotóxicos e adubos químicos, utilizando intensamente a cobertura morta, a incorporação de matéria orgânica ao solo e o trato manual dos canteiros. É o procedimento contrário da agricultura convencional que se apoia no petróleo como insumo de agrotóxicos e fertilizantes e é a base para a intensa mecanização que a caracteriza.
10. O produto orgânico tem qualidade certificada.
A qualidade do produto orgânico é assegurada por um Selo de Certificação. Este Selo é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. O Selo de Certificação é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.
Clique aqui e confira este vídeo sobre o cultivo dos orgânicos!