Coletor menstrual, perguntas e respostas!
Você já deve ter ouvido falar sobre o coletor menstrual, talvez tenha alguma conhecida que já usa e adora e uma amiga de uma amiga que já experimentou e não se adaptou. São várias dúvidas acerca deste acessório feminino que veio para revolucionar a saúde da mulher. Isso mesmo, a questão aqui é a saúde!
Vem com a gente entender isso melhor!
Perguntas e Respostas: tudo o que você precisa saber!
Posso ir na praia com o coletor?
Sim. Por estar inserido a vácuo no canal vaginal, ele não se deslocará mesmo com atividades na água. Então divirta-se na água sem preocupações!
É possível ter relações sexuais usando o coletor menstrual?
Na maioria dos casos, não. O coletor menstrual está inserido no canal vaginal, ou seja, o mesmo local pelo qual o pênis entraria.
Com a obstrução, fica impossível que o pênis entre na região, exceto em alguns casos em que o coletor é descartável e, por ser descartável, seu tamanho é menor e ele fica inserido mais profundamente, o que possibilita a relação sexual com penetração vaginal.
Virgens podem usar coletor menstrual?
Sim. Contudo, existe risco de rompimento do hímen, afinal, o coletor é de uso interno e pode ser que acidentalmente, ao ser inserido ou retirado, ocasione o rompimento dessa película.
No entanto, existem algumas marcas que possuem coletores menores, destinados a este nicho de consumidores. Com os coletores menores, o risco de rompimento do hímen também é menor.
Posso utilizar o coletor durante um tratamento infeccioso?
Não. Recomenda-se que só inicie o uso pelo menos uma semana após a cura da infecção.
Posso utilizar o coletor no período de pós-parto?
Não. Tantos os obstetras quanto os ginecologistas afirmam não ser recomendável que se utilize qualquer produto interno no pós-parto.
Cada organismo reage de uma maneira diferente após o pós-parto, no entanto, o colo do útero ainda está se recuperando e inserir qualquer objeto estranho pode causar uma inflamação.
O uso é liberado após a primeira menstruação depois do período de quarentena, mas o correto é consultar o ginecologista antes de tomar qualquer iniciativa.
Quem tem candidíase de repetição pode usar coletor menstrual?
Sim. Curiosamente, em alguns casos, as mulheres relatam uma redução do número de infecções após o início do uso do coletor. Segundo a Inciclo, isso ocorre pois o coletor menstrual não interfere na umidade natural da viagina, então não vai absorver as secreções de proteção vaginal.
Outra razão é porque o coletor não abafa a região íntima como os absorventes externos, que deixam a vagina em contato direto com o sangue já em decomposição, o que aumenta o risco de infecções.
Quem tem fluxo menstrual intenso pode usar coletor?
Sim. Os ginecologistas até mesmo indicam o uso do coletor para quem possui um fluxo intenso, pois a capacidade de armazenamento de um coletor menstrual é muito superior à capacidade dos absorventes comuns.
O coletor interfere na lubrificação vaginal?
Não. Muito pelo contrário, ele é o melhor neste quesito. Diferente dos absorventes comuns, ele coleta apenas o sangue e não a umidade natural da vagina.
Pode dormir com o coletor menstrual?
Sim. Por estar inserido a vácuo, ele garante a segurança dos lençóis brancos mesmo durante a noite.
Posso usar o coletor menstrual em conjunto a um absorvente?
Pode, mas só se ele for externo. Muitas mulheres, no início da adaptação, usam absorventes externos além do coletor menstrual, isso serve para passar a sensação de segurança que não irão ocorrer vazamentos.
Ao longo do ciclo menstrual, quando se sentem mais seguras, abandonam de vez o uso dos absorventes externos.
No entanto, não se deve utilizar jamais o coletor menstrual e o absorvente interno. É necessário escolher um deles e ficar com ele.
Tenho alergia a látex. Posso usar coletor?
Sim. A maioria dos coletores são produzidos com silicone hipoalergênico e não látex. No entanto, é sempre recomendável ficar atenta a composição.
Posso utilizar lubrificantes quando for colocar o copinho?
Sim. Lubrificantes à base de água são ideais, mas é necessário utilizar somente o necessário, caso contrário o copinho não criará o vácuo que o mantém fixo no canal vaginal.
Posso compartilhar o coletor menstrual?
Não, não e não! Assim como não se reutiliza um absorvente usado, não se compartilha coletor menstrual. Esta medida é necessária para reduzir as chances de infecções vaginais através da transmissão de germes. O copinho deve ser de uso pessoal e apenas isso.
Minha vagina pode ficar mais larga ao usar o coletor?
Não. A vagina é elástica, é naturalmente programada para se alargar e depois se estreitar. Além disso, os coletores são feitos de silicone flexível para se adaptar perfeitamente ao seu canal vaginal, e não o oposto.
Quem usa D.I.U (Dispositivo Intra Uterino) pode usar coletor?
Sim. Entretanto, o cuidado deve ser redobrado, pois na hora de remover o coletor menstrual a mulher pode acidentalmente puxar um dos fios do D.I.U. Caso sinta uma forte pressão ou cólica no momento de retirada do coletor, é necessário ir ao ginecologista o mais rápido possível.
Uso anel vaginal. Posso usar o coletor menstrual?
Sim. O anel vaginal fica posicionado bem próximo do colo do útero, enquanto o coletor fica próximo da entrada vaginal.
Infelizmente, o anel vaginal sofre o risco de se soltar com qualquer produto interno que a mulher utilize, então é sempre necessário frequentar o ginecologista regularmente.
Se eu dormir com o coletor, o sangue volta para o útero? Isso faz mal?
Não. Os músculos do útero estão constantemente se contraindo durante a menstruação para expelir o sangue pelo colo do útero, que se trata de um pequeno orifício pelo quando o fluxo sanguíneo sai.
Ao deitar, o sangue fica na vagina e na região posterior ao colo do útero, mas não volta ao útero devido a inclinação do colo e a saída constante de sangue.
O sangue que fica ali coletado não é perigoso, pois está limpo. O fluxo só se torna propício a causar infecções quando entra em contato o ar, o que não é o caso do coletor. Logo, não existem provas que isso faça mal para a mulher.
O coletor pode causar endometriose?
Não. Endometriose é a doença onde o sangue volta pela trompa e se instala em diferentes regiões da cavidade abdominal. Como o coletor não faz o sangue ficar preso no corpo e muito menos voltar, ele nada tem a ver com a doença.
O coletor menstrual serve como contraceptivo?
Não. O coletor menstrual, serve apenas para o que o nome sugere: coletar a menstruação. Quem utiliza o coletor para impedir uma gravidez ou a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, está altamente equivocado.
Durante a menstruação, o risco de engravidar é menor, mas é recomendável sempre utilizar um método contraceptivo indicado pelo ginecologista.
Posso usar o coletor para conter o corrimento vaginal?
Não. O coletor foi construído e testado para coletar o ciclo menstrual, sendo assim não é aconselhado utilizá-lo para qualquer outro fim.
O coletor menstrual aumenta o risco de infecção urinária?
Não. Aqueles que se posicionam contra o coletor menstrual tendem a espalhar falácias sobre ele, uma delas é que o coletor aumenta o risco de infecções urinárias. Entretanto, não existe qualquer relação entre as infecções urinárias e o coletor menstrual.
O copinho atrapalha na hora de urinar?
Nem um pouco. A urina sai da uretra, enquanto o coletor está inserido no canal vaginal. Ou seja, o coletor não interfere em nada na hora de urinar.
Como saber se o copo está cheio?
Não existe uma hora “X” ou “Y” para saber se seu copinho está cheio ou não. Com o passar do tempo, a mulher aprende qual o momento certo de esvaziar seu copo. Isso ocorre devido a diferença entre o ciclo menstrual de cada mulher.
No início, caso a mulher tenha um fluxo elevado, poderá realizar a troca de 6 em 6 horas, até se observar quanto tempo leva para encher o coletor.
Quem toma anticoncepcional hormonal pode usar o copo menstrual?
Claro que sim. Caso a mulher menstrue, não há problema algum.
Fonte e mais informações: https://minutosaudavel.com.br/coletor-menstrual/