Nossa inspiração - Rancho Orgânico

Nossa inspiração

Abrimos o ano nos despedindo desta grande mulher, Ana Maria Primavesi, que aos 99 anos fez sua passagem em Janeiro de 2020. Ela é a maior inspiração da Lucy, proprietária do Rancho, que ao longo dos seus anos de trabalho e dedicação aos orgânicos, muito estudou e se inspirou em Ana Maria.

Escolhemos então esta querida personalidade para homenagear e compartilhar com todos vocês um pouco sobre a sua longa e produtiva trajetória no Brasil! Esperamos que vocês também se inspirem!

Boa leitura!

 

Conheça Ana Maria Primavesi

Professora e engenheira agrônoma nascida na Áustria, Primavesi mudou-se para o Brasil no final da década de 1940, pouco antes da chamada “Revolução Verde”, período em que se começavam a adotar técnicas agrícolas altamente impactantes. Na contramão do que, a partir daquele momento, seria bastante disseminado na agricultura, ela passou a maior parte de sua vida defendendo e ensinando o manejo ecológico do solo, com a aplicação de técnicas como adubação verde e controle biológico e sem o uso de adubação química e agrotóxicos.

Foi no Brasil que Primavesi compreendeu a importância de se preservar a rica biodiversidade do solo tropical e usá-la em nosso favor. Quem segue seus ensinamentos entende que não faz sentido a agricultura brasileira replicar cegamente práticas adotadas em lugares como Europa e Estados Unidos, como o agronegócio brasileiro insiste em fazer, desconsiderando as características diferentes de solo e clima!

Manter o solo vivo, sem veneno, faz com que a comida que colocamos no prato seja mais nutritiva e saborosa. Primavesi deixa o ensinamento de que práticas agroecológicas são melhores não apenas para o meio ambiente, como também para a nossa saúde.

Ao longo da sua vida, publicou 94 artigos científicos no Brasil e em revistas internacionais. Além disso, escreveu 11 livros, colaborou em inúmeras outros publicações e ministrou mais de 500 palestras e cursos em universidades, institutos e congressos, e inspirou seu público ao redor do mundo.

Seu trabalho de maior influência é o seu livro “Manejo Ecológico do Solo” que revolucionou a agricultura ecológica tropical na América Latina. O livro postula que um solo saudável é o pré-requisito para plantas saudáveis é o pré-requisito para plantas saudáveis, que por sua vez, vão contribuir para a saúde dos homens. Neste livro ela salienta a importância de restabelecer o equilíbrio entre o solo, organismos do solo, plantas, animais e seres humanos.

Ao longo dos anos ela se manteve fiel aos princípios do seu trabalho, regenerando terra para produção de alimentos e também olhando criticamente a prática da agricultura.

Foi co-fundadora de várias organizações como a AAO (Associação de Agricultura Orgânica) e do MAELA (Movimiento Agroecológico Latinoamericano). Desempenhou um papel fundamental na construção da IFOAM na América Latina.

Ana Primavesi permaneceu ativa compartilhando seu amplo conhecimento e seu comprometimento com os outros, também em novos meios de comunicação, como blogs na internet e plataformas do Youtube até idade avançada. Ela é membro honorário de numerosos movimentos ecológicos e recebeu muitos prêmios, entre eles o prêmio do Ministério da Agricultura brasileiro. O prêmio do MAELA, que é concedido a cada dois anos tem seu nome – “Ana Primavesi Award”.

Pelo seu extenso conhecimento, o seu talento para inspirar pessoas, suas idéias inovadoras, suas ações decisivas e suas ações decisivas e suas explicações espirituosas, ela teve uma enorme influência no movimento orgânico da América Latina, e portanto, pertence aos pioneiros globais da agricultura orgânica.

Em 1950, Primavesi criou o primeiro filme sobre a vida do/no solo! Recuperado recentemente, o longa metragem esmiúça a ação dos microrganismos e a importância da matéria orgânica para que haja fertilidade. Tudo depende do solo. O ar, a água, as plantas e os seres, numa teia interdependente. Essa é a versão original. Breve uma versão restaurada estará disponível, na qual dividiu-se o filme em capítulos para que as pessoas possam “pular” para as partes que mais as interessem. Na página de Ana Maria Primavesi – pessoa pública no facebook, os interessados podem copiar a lista com o desenho de cada personagem do filme para que possam acompanhar a evolução da historinha.

Confira o vídeo completo abaixo:

 

Ana Maria Primavesi foi uma mulher que manteve coerente com a sua verdade, vivendo na simplicidade para que todos pudessem conhecer a sua real essência! E é neste caminho que pensamos e fazemos diversas coisas no Rancho, com simplicidade, verdade e essência. Nosso compromisso é sempre em oferecer aos nossos clientes e amigos o que há de mais saudável e compatível com a nossa natureza orgânica, e por isso, seguimos replicando e aplicando os seus ensinamentos e discursos em tudo o que fazemos no Rancho!

Saiba mais sobre Ana Maria Primavesi

Fontes: https://anamariaprimavesi.com.br/ | http://aao.org.br/

 

Rancho Orgânico

É da nossa natureza ser Orgânico!





Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br