Frutas, Verduras & Legumes - Rancho Orgânico

Frutas, Verduras & Legumes

Frutas, verduras e legumes…

Não é de hoje que sabemos que a base de uma alimentação considerada saudável são as frutas, verduras e legumes! Estes são fontes de nutrientes, vitaminas, fibras e sais minerais que promovem um correto balanceamento e funcionamento de todos nossos órgãos e sistemas vitais.

Mesmo que a quantidade de consumo recomendada de um e de outro varie conforme a constituição física e necessidades individuais, estima-se que em média, ingerir de 3 à 6 porções destes grupos ao longo das refeições seja uma forma muito efetiva de saciar a fome e oferecer ao organismo quantidades satisfatórias de nutrientes.

Você sabe diferenciar verduras de legumes?

Parece óbvio, mas muita gente ainda tem dúvidas e a informação correta é sempre o melhor caminho para escolhas mais conscientes! A grande diferença entre um e outro é a parte comestível da planta! Nas verduras, a parte comestível são as folhas e flores, já nos legumes são geralmente frutos, raízes, sementes…

As verduras mais conhecidas são: alface, agrião, acelga, couve, espinafre, brócolis, almeirão, chicória, escarola, couve-flor, alcachofra, mostarda, rúcula, etc.

Já os legumes, são vegetais um pouco mais complexos, e por isso se dividem em algumas categorias, confira os mais populares:

Frutos: chuchu, abóbora, berinjela, pepino, etc.

Raízes: beterraba, cenoura, mandioca, rabanete, etc.

Tubérculos: batatas, inhame, cará, etc.

Leguminosas: feijão, ervilha, soja, grão de bico, lentilha, etc.

Cereais: arroz, trigo, milho, aveia, quinoa, amaranto, etc.

Oleaginosas: castanha-de-caju, nozes, amêndoas, macadâmia, castanha-do-brasil, etc.

E as frutas, onde entram nessa história?

Fruta é um termo popular usado geralmente para identificar um fruto comestível e de sabor adocicado. Já o termo fruto é um termo utilizado na Botânica em referência a estruturas que podem não ser comestíveis e nem mesmo possuem sabor doce. Portanto, nem todo fruto pode ser considerado uma fruta.

Estes dois termos distintos (fruta e fruto) não devem ser usados como sinônimos!

As frutas mais comuns são: laranja, limão, maçã, banana, mamão, melão, goiaba, maracujá, ameixa, melacia, pera, uva, etc.

A importância dos vegetais para a saúde:

O corpo humano é constituído por aproximadamente 10 trilhões de células em suas mais variadas formas e funções, e todas estas necessitam diariamente de energia para desempenharem suas atividades regulares!

As vitaminas antioxidantes (A, C e E) são nutrientes especialmente importantes para sua proteção por combaterem a ação dos radicais livres, que causa o envelhecimento das células. Por este motivo é extremamente importante a inclusão de frutas, verduras e legumes na alimentação cotidiana para se ter qualidade de vida e saúde.

Precisamos compreender que o verdadeiro bem estar, vigor e vitalidade dependem quase que totalmente daquilo que ingerimos diariamente! E com certeza, a melhor forma de nutrir a nossa natureza orgânica é com alimentos desta mesma fonte!

Como escolher os melhores alimentos?

Com uma oferta tão grande de variedades no país tropical em que vivemos, o ideal é consumir os produtos de acordo com a época de suas safras, e claro, priorizando a escolha de alimentos orgânicos, que são livres de todo e qualquer tipo de venenos e agrotóxicos!

É por isso aqui no Rancho recebemos diariamente frutas, verduras, legumes, temperos… tudo sempre muito fresquinho vindo dos nossos produtores parceiros (locais e regionais).

Priorizamos sempre alimentos sazonais, que estão na época certa para serem consumidos, em abundância nos campos e hortas e cheios de sabor!

Mas afinal, o que é sazonalidade e quais benefícios oferece?

A sazonalidade é uma característica natural de todo reino vegetal! Refere-se ao tempo certo de plantio, cultivo e colheita dos alimentos, para que sejam comercializados e consumidos em sua melhor época.

Alimentar-se com produtos da estação podem trazer inúmeros benefícios, dentre eles está a alta concentração de vitaminais e minerais, que é muito superior quando comparado a outras épocas do ano. Além disso os alimentos da estação concentram muito mais sabor quando são da safra. Isso se aplica a todos os vegetais e plantas, mas principalmente às frutas que ficam muito mais doces na sua época correta de plantio.

Você já deve ter notado a diferença de sabor (e doçura) que uma mesma fruta pode apresentar em diferentes estações do ano! É exatamente isso! Por essa razão, consumir alimentos orgânicos da época é uma excelente forma de criar o hábito da alimentação saudável, além de saborear e conhecer o verdadeiro sabor daquele alimento!

Quando você consome um alimento orgânico da estação, você está ingerindo o alimento em todo o seu potencial. Todas as vitaminas e minerais que fazem parte do alimento estão presentes em sua totalidade na sua época certa de produção.

Aprenda a identificar a época certa para cada alimento!

Dependendo da época do ano, uma fruta ou vegetal pode ser mais encontrado em mercados, a preços acessíveis e com mais sabor. No outono, por exemplo, você encontra morango, abacate, abacaxi, banana, caqui, coco, goiaba e laranja muito mais saborosas.

Na primavera as amêndoas, avelãs, caju, castanhas, nozes, jabuticaba, framboesa, laranja pera, lichia, pêssego, melão, melancia podem ser encontradas com mais facilidade e mais doces, e assim por diante…

Consulte aqui tabela da Ceagesp para encontrar todos os alimentos, suas respectivas estações e aprenda a escolher melhor os alimentos frescos que consumirá!

Cinco motivos para consumir alimentos sazonais:

1- São mais baratos: informe-se sobre os alimentos de cada época do ano e faça economia nas suas compras.

2- São mais gostosos: os alimentos da estação são muito mais saborosos, pois estão mais maduros e desenvolvidos, carregando uma alta concentração de sabor, principalmente se forem orgânicos.

3- São mais nutritivos: por passarem mais tempo absorvendo a luz solar, tem maior concentração de antioxidantes, fornecendo importantes vitaminas e minerais para o corpo.

4- Mais variedade: você pode encontrar mais variedade de alimentos dependendo da região. Aproveite para experimentar frutas que nunca comeu antes, você pode se surpreender!

5- Favorece o meio ambiente: alimentos da estação crescem sem muita interferência e pode fazer com que diminua a liberação de carbono na atmosfera. Ao consumir frutas, verduras e legumes da estação você ajuda a sua comunidade e, ao mesmo tempo, se mantém mais saudável.

Rancho Orgânico

É da nossa natureza ser Orgânico!





Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br