Sopa de abóbora com molho de azeitonas
Ingredientes:
4 col sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 col sopa de salvia picada
1kg de abóbora sem casca nem semente picada em cubos
400gr de feijão – branco cozido escorrido
1 litro da caldo de legumes
Sal e pimenta do reino a gosto
A qualidade dos alimentos que você consome estão diretamente relacionados com a qualidade da sua saúde! Prefira alimentos orgânicos, preserve sua natureza!
Modo de preparar:
Aqueça o azeite em uma panela, coloque a cebola o alho, a salvia e refogue em fogo médio por 5 minutos, mexendo sem parar. Junte a abóbora e o feijão, mexe bem acrescente o caldo, sal e pimenta a gosto.
Deixar ferver em fogo baixo por 30 minutos ate a abóbora amolecer.
Depois de cozida bata tudo no processador ou liquificador e volte na panela para aquecer.
Servir com molho
Picar azeitonas e misturar com azeite e raspas de limão e salsa. Colocar o molho a gosto no prata de sopa.
Você sabia que:
A abóbora é rica em carotenóides e criptoxantina, substâncias que conferem aquela cor alaranjada/amarelada para as abóboras. Quando o assunto é vitamina C, as abóboras são uma fonte sólida do nutriente essencial.
Em geral, são também muito ricas em água – e algumas variedades possuem bastante potássio, ajudando a prevenir retenção de líquidos. Também são ricas em magnésio – esse mineral participa de diversos processos no nosso corpo, desde o controle dos batimentos cardíacos até digestão e síntese de colágeno.
Possuem uma quantidade moderada de carboidratos por porção – cerca de 3,4 g por porção de 100 gramas e sua quantidade de fibras ajuda a retardar a absorção dos carboidratos, evitando picos de insulina.
O feijão branco tem sido aliado de muita gente no processo de emagrecimento. Isso ocorre porque ele é fonte de faseolamina, uma proteína que reduz a absorção dos carboidratos por meio da inibição de enzimas que convertem o amido (carboidrato) ingerido em glicose (açúcar no sangue), fazendo com que o carboidrato não seja absorvido, mas sim eliminado pelas fezes. O feijão branco também possui boas quantidades de fibras, que promovem a sensação de saciedade e ajudam a regular o apetite.
É fonte de fibras, proteínas, flavonoides (substâncias antioxidantes), vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e cálcio.
Os benefícios do feijão branco são:
Reduz a absorção de carboidratos
Dá saciedade
Ajuda na prevenção de diabetes
Auxilia no funcionamento do intestino
Evita o envelhecimento celular
Contribui para boa circulação sanguínea
Fortalece os ossos
Auxilia na formação de massa magra
Dá mais energia e disposição
Contribui para o sistema imunológico