Broinha de Sorgo - Rancho Orgânico

Receitas

Broinha de Sorgo

Rancho Orgânico

O sorgo tem ganhado popularidade no país e no mundo por conta dos seus benefícios à saúde. Rico em propriedades antioxidantes, proteínas e fibras, o cereal tem sido considerado uma alternativa saudável para substituir a farinha de trigo em receitas tradicionais, tornando-as mais saudáveis e nutritivas.

Ainda, por ser livre de glúten e possuir baixo índice glicêmico, o alimento também vem sendo inserido na dieta de pacientes celíacos ou com intolerância à proteína, além de diabéticos.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha integral de sorgo;
4 colheres (sopa) de açúcar demerara;
2 xícaras (chá) de fécula de mandioca;
1 pitada de sal;
3 colheres (sopa) de manteiga ghee;
2 colheres (sopa) de fermento em pó;
1 xícara (chá) de leite desnatado;
Erva doce a gosto;
2 ovos.

A qualidade dos alimentos que você consome estão diretamente relacionados com a qualidade da sua saúde! Prefira alimentos orgânicos, preserve sua natureza.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela e misture bem. Depois, acrescente os ingredientes líquidos e vá mexendo delicadamente até que a massa adquira uma consistência homogênea.

Feito isso, é hora de enrolar a massa com as mãos, deixando-as em forma de bolinhas.

Em seguida, coloque as bolinhas de massa em uma assadeira untada, bem levemente. Dê uma pincelada nas bolinhas com gema de ovo e leve-as para assar em forno médio, pré-aquecido a uma temperatura de 180 °C.

Deixe lá por cerca de 30 minutos ou até que as bolinhas adquiram a coloração dourada. Está pronta! Agora, é só servir à vontade, de preferência, ainda quente.

Você sabia que:

O consumo de sorgo melhora o processo digestivo:
Devido ao alto teor de fibras, cerca de 48% do teor de ingestão de fibras recomendado em uma dieta normal, o sorgo ajuda a melhorar o sistema digestivo. As fibras são importantes pois ajudam na digestão e permitem que o alimento passe suavemente através do trato digestivo, facilitando a eliminação das fezes. Assim, o sorgo melhora a saúde digestiva e é capaz de aliviar gases e tratar condições como diarréia, inchaço, constipação e dor de estômago.

Ajuda na prevenção do câncer:
O sorgo contém diversas substâncias antioxidantes que combatem o câncer através da eliminação de radicais livres. Alguns desses antioxidantes são exclusivos do sorgo, o que o torna um alimento importante na prevenção contra o câncer. Isso funciona porque os antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres que podem alterar células saudáveis, tornando-as cancerosas.

Melhora a saúde do coração:
Além dos nutrientes, o sorgo é rico em fibras. A abundância de fibras em sua composição ajuda a reduzir o colesterol LDL (colesterol ruim) do organismo e, por consequência, reduz o risco de ataque cardíaco e desenvolvimento de outras doenças do coração.

Substituto ao glúten:
Muitas pessoas apresentam doença celíaca, que nada mais é do que uma alergia ou intolerância ao glúten que pode desencadear sintomas desagradáveis. Porém, o glúten é usado em praticamente todo tipo de alimento por se tratar de uma combinação de proteínas naturais encontradas nos grãos de trigo que deixam os alimentos, principalmente pães e massas, mais elásticos e ao mesmo tempo resistentes, facilitando o processo de fabricação. E isso torna a vida de quem é alérgico ao glúten muito complicada. Neste contexto, o sorgo surge como um grão que pode substituir o trigo em pães e massas em geral e evitar sintomas desagradáveis como inflamações, problemas gastrointestinais e náuseas sentidas por pessoas com doença celíaca.

Compartilhe esse artigo





Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br