Leites vegetais veganos - Rancho Orgânico

Receitas

Leites vegetais veganos

Os leites vegetais tem fibras que não são encontradas no leite de origem animal, são livres de colesterol e lactose, são antioxidantes e tem menor perfil de lipídeos.

Os leites vegetais podem ser extraídos de inúmeros grãos e sementes e são excelentes para a saúde! A variedade é enorme, dá para fazer com quinua, arroz integral, linhaça, amendoim, sementes de abóbora, aveia, gergelim, girassol… e por aí vai!

Aqui reunimos algumas receitas, deliciosas e muito nutritivas, para você adotar na sua alimentação, oferecer para sua família e desfrutar de muita saúde e vitalidade. Sempre que possível use ingredientes orgânicos para prepará-los!

 

Leite de Linhaça:

A linhaça contribui para o fortalecimento da imunidade, apresenta substâncias bioativas que previne inúmeras doenças, ajuda a diminuir os triglicérides, reduzir doenças cardíacas e é também um antiinflamatório notável. O consumo de linhaça diariamente ajuda os intestinos a funcionarem muito bem.

Ingredientes: 1 copo de linhaça para 4 copos de água.

Modo de preparo: bater os ingredientes, nesta proporção, no liquidificador por até 5 minutos. Após, coar o leite em peneira fina ou voil por 3 vezes consecutivas.

Leite de Gergelim:

Esse leite é ótimo para os músculos e cérebro. Tem muita proteína e ácido fólico essencial na formação de células sanguíneas.

Ingredientes: 1 copo de semente de gergelim e 3 copos de água.

Modo de preparo: deixe o gergelim hidratando por 8 horas e escorra. Após, adicione o gergelim no liquidificador e adicione 3 copos de água e bata por até 3 minutos. Após, coar o leite em peneira fina ou voil por 3 vezes consecutivas.

Leite de Aveia:

A aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos pois contém fibras solúveis que auxiliam no controle da glicemia (e também facilitam o fluxo intestinal). Protege o coração e a circulação contra a arteriosclerose. É rica em magnésio, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B.

Ingredientes: 1 copo de aveia em flocos grossos e 3 copos de água.

Modo de preparo: hidrate a aveia em água filtrada em temperatura por 8 horas e escorra. Adicione a aveia no liquidificador e adicione 3 copos de água e bata por até 3 minutos. Após, coar o leite em peneira fina ou voil por 4 vezes consecutivas.

Leite de Quinua:

O leite de quinua é tão rico em proteínas que é considerado pelos antigos Incas – que cultivavam e consumiam o grão em sua cultura – o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas, comparado ao leite materno.

Ingredientes: 1 copo de quinua e 3 copos de água.

Modo de preparo: hidrate a quinua em água filtrada em temperatura por 8 horas e escorra. Adicione a quinua no liquidificador e adicione 3 copos de água e bata por até 3 minutos. Após, coar o leite em peneira fina ou voil por 3 vezes consecutivas.

Leite de Girassol:

A semente de girassol é um antioxidante poderoso, protege o organismo contra a poluição, estresse e envelhecimento precoce. É rico em proteínas e contém minerais como fósforo, cálcio, ferro, zinco e as vitaminas B6, E e K.

Ingredientes: 1 copo de semente de girassol e 3 copos de água. As sementes podem ser com ou sem casca, porém não devem conter sal.

Modo de preparo: lave bem as sementes e deixa-as de molho por 8 horas. Após adicione as sementes no liquidificador junto com 3 copos de água e bata por até 3 minutos. Após, coar o leite em peneira fina ou voil por 3 vezes consecutivas.

Leite de Arroz Integral:

O leite de arroz integral é um poderoso antioxidante, usado em diversos tratamentos ayurvédicos – medicina indiana, considerada a mais antiga de todas as medicinas – para “descansar” o organismo. Ele é rico em proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia.

Ingredientes: 2 copos de arroz e 4 copos de água.

Modo de preparo: Deixe o arroz integral de molho por 8 – 10 horas. Após, leve o arroz para o fogo com os 4 copos de água e acompanhe o aquecimento da água, não deixando-a ferver. Desligue o fogo quando a água estiver bem quente, mas ainda suportável ao tato, tampando a panela e abafando. Espere esfriar, transfira tudo para o liquidificador e bata por até 3 minutos, coando o líquido por 4 vezes em peneira fina ou voil.

Leite de Amendoim:

O leite de amendoim protege o organismo da ação dos radicais livres e possui grande quantidade de proteínas. O óleo das sementes não é prejudicial pois sua gordura não é saturada.

Ingredientes: 1 copo de amendoim e 3 copos de água.  O amendoim não deve ter nem casca e nem sal.

Modo de preparo: Coloque o amendoim de molho por 8 horas. Após, escorra a água e adicione tudo no liquidificador com a água e bata por até 5 minutos, coando na peneira fina ou voil por 5 vezes consecutivas.

Dicas:

Todo leite vegetal pode ser tomado puro ou adoçado com melaço, açúcar mascavo e etc. Eles também combinam muito com frutas frescas (banana, mamão, abacate, maçã, morango, etc) ou secas (ameixas, damascos, uvas passas, tâmaras etc.) que devem ser hidratadas por algumas horas antes de serem consumidas para que fiquem mais macias e soltem com facilidade o seu açúcar natural.

Para que o leite fique em consistência homogênea os leites vegetais necessitam ser coados diversas vezes para separar bem o “bagaço” dos gãos, cereais e sementes, e todo o resíduo peneirado pode ser reaproveitado em sopas, mingaus, bolos, pães, tortas e para fazer queijos e patês veganos.

Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas, por isso conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquece-lo, não deixe ferver pois podem talhar. A dica é adicionar uma pitada de canela quando o leite for aquecido.

Armazene o seu leite vegetal preferencialmente em garrafas de vidro bem vedadas. Se bem conservados podem durar até 7 dias na geladeira.

 

Compartilhe esse artigo





Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br