Receitas com Missô - Rancho Orgânico

Receitas

Receitas com Missô

Você conhece Missô?

O missô faz parte da culinária japonesa, e é um ingrediente que, pelo seu toque especial aos pratos e pelo seu teor nutricional, vem conquistando o gosto das pessoas em várias partes do mundo!

O missô é uma pasta produzida a partir da fermentação de grãos, tradicionalmente com a soja, porém também pode ser feito com arroz, cevada, grão de bico, etc.  Existem vários tipos de missô, que variam no que concerne ao sabor, aroma, textura e aparência. Essa variação ocorre conforme a maneira como foi feito, levando em conta lugar, época, ingredientes usados, temperatura e duração da fermentação, quantidade de sal, entre outros aspectos.

Sua consistência pode ser lisa ou granulada e sua cor pode variar de amarelo claro ao marrom escuro, e o seu gosto pode ser suave e pouco salgado ou forte e muito salgado.

O missô, além de dar um gosto especial aos alimentos, é muito nutritivo, vamos conhecer suas propriedades nutricionais e benefícios:

Esse ingrediente possui em sua composição: aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, principalmente B2 e B12, vitamina E, isoflavona, lecitina, vitamina E, vitamina K, cálcio, ferro, potássio, colina e possui baixo teor de gorduras e calorias.

Por conter probióticos, resultado do processo de fermentação, o missô:

Melhora a digestão.
Melhora a função imunológica.
Diminui a incidência de alergias.
Melhora a saúde cognitiva.
Diminui o risco para obesidade.
Contribui para a regulação de humor.

Diminui a pressão sanguínea – estudos mostram que o sal do missô tem um efeito positivo para a regulação da pressão, comparado ao sal refinado usado na culinária comum. Bom substituto para o sal nas suas receitas pois adiciona sabor às dietas com baixo sódio.

Ajuda na prevenção do câncer porque contém enzimas e antioxidantes – estudos mostram que quanto maior o tempo de fermentação, maior os benefícios para a prevenção do câncer.

Contribui para minimizar os efeitos da radiação no corpo – estudos após a bomba de Hiroshima mostraram que as pessoas que consumiam missô diariamente tinham maior resistência à radiação.

Contribui para limpeza de toxinas relativas ao fumo e à poluição do ar.

Essas deliciosas e super versáteis receitas que trouxemos para esse post estão disponíveis no site do Missô Origem, onde você consegue baixar um e-book com várias dicas saudáveis, confira! O Missô Origem é uma receita artesanal e familiar preparada com grão de bico, e não soja, atribuindo-lhe sabor e benefícios peculiares!

 

Panqueca doce

Ingredientes:

1 ovo
Meia banana madura
2 colheres de sopa de aveia
1 colher de café de missô Origem
mel, melado ou geleia à vontade

Modo de Preparo:

Com um garfo em uma tigela, amasse bem a banana, adicione o ovo, bata bem, adicione a aveia em flocos finos e o missô, misture bem e leve para a frigideira aquecida. Se a sua frigideira não for antiaderente, adicione um pouquinho de óleo de coco antes de colocar a mistura da panqueca. Na hora de servir passar nas panquecas mel, melado ou geleia. Também pode misturar com o recheio manteiga ou tahine.

“Requeijão” de castanha de caju

Ingredientes: 

1 copo de castanha de caju, hidratada por 12h
1 colher de sopa de missô Origem
Meio limão espremido
Sal e azeite extra virgem à gosto.

Modo de Preparo:

Lavar a castanha de caju que estava hidratando, escorrer e colocar em um liquidificador ou processador, com ½ copo de água filtrada. Adicionar o missô e bater até virar uma pasta. Adicionar mais água se preferir uma consistência mais líquida. Colocar em um recipiente de vidro e cobrir com filme de pvc, encostando no creme, para uma fermentação anaeróbia – sem a presença de ar. Deixar descansar em num lugar fresco, longe da luz, entre 12h e 24h fermentando. Retirar o filme de pvc e temperar com sal e azeite à gosto. Colocar na geladeira em recipiente hermético. Dura em média de 10 a 15 dias refrigerado.

Legumes em tiras com vinagrete de missô

Ingredientes:

2 colheres de sopa de vinagre de maçã ou arroz
1 colheres de sopa de azeite
1 colheres de sopa de missô Origem
1 colher de chá de mel ou 1 pitada de estévia
2 cenouras
1 abobrinha
Sementes de gergelim torradas

Modo de Preparo:

Use o descascador para cortar em tiras a cenoura e a abobrinha. Misture os temperos, derrame sobre as tiras de legumes e misture.

Cogumelos no missô

Ingredientes:

200g de cogumelo Paris (pode usar qualquer outro cogumelo fresco que você tenha em casa)
1/2 cebola fatiada
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
Salsinha e cebolinha à gosto
2 colheres de sopa de missô Origem

Modo de Preparo:

Refogue a cebola, adicione os pimentões e os cogumelos. Tampe a panela em fogo e deixe cozinhar em fogo baixo. Se precisar jogue um pouco de água até os cogumelos ficarem macios. Depois de pronto adicionar o missô, a salsinha e a cebolinha.

Compartilhe esse artigo





Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br