Salada de alho poró e castanhas - Rancho Orgânico

Receitas

Salada de alho poró e castanhas

Ingredientes:

500g de alho poró

2 col  de sopa de azeite de oliva

1 col de sopa de sumo de limão siciliano

50g de castanhas de sua preferência (avelãs, amêndoas, caju, pará, pecan…)

2 corações de alface romana ou americana

20 azeitonas pretas sem caroço

20g de queijo de sua preferência em lascas (parmesão, pecorino, feta, branco, minas…)

Um punhado de folhas de hortelã fresco

Sal e pimenta do reino a gosto

Molho:

2 col de sopa de azeite

2 col de chá de vinagre balsâmico

Uma pitada de sal

A qualidade dos alimentos que você consome estão diretamente relacionados com a qualidade da sua saúde! Prefira alimentos orgânicos, preserve sua natureza.

Modo de preparo:

Pique o alho poró em pedaços grandes no sentido longitudinal. Pincele o alho poró com o azeite e refogue em uma frigideira preaquecida por 6 a 8 minutos, virando sempre, até ficarem dourados e cozidos por inteiro. Tempere com suco de limão, sal e pimenta e reserve.

Enquanto isso, aqueça novamente a frigideira até ficar bem quente, então abaixe o fogo e coloque as castanhas escolhidas para dourar por até 3 minutos mexendo sempre. Deixe esfriar e pique grosseiramente.

Separe as folhas de alface e as folhas de hortelã, pique-as rusticamente.

Disponha o alho-poró em uma tigela e cubra com as folhas de alface, o hortelã e as castanhas. Misture bem e tempere com um pouco de sal e pimenta do reino.

Por fim, espalhe as lascas de queijo sobre a salada e as azeitonas picadas e junte o molho.

Você sabia que…

O alho poró é rico em muitas substâncias que contêm alto poder antioxidante, entre elas a vitamina C e o zinco. As substâncias antioxidantes são capazes de neutralizar e de reduzir os efeitos dos radicais livres que são produzidas de forma natural pelo organismo, mas que podem causar danos nas estruturas do corpo, sendo responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Diversas pesquisas mostraram que as substâncias antioxidantes presentes no alho poró, principalmente a vitamina C, podem ajudar na redução do acúmulo de colesterol nas artérias e promover a regulação da pressão arterial, auxiliando, assim, na prevenção de muitas doenças cardiovasculares como a arteriosclerose, a hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), o infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca, entre muitas outras.

Mais um dos benefício do alho poró proveniente da vitamina C é auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Diversos estudos mostram que o consumo de vitamina C pode ajudar tanto na prevenção quanto no alívio dos sintomas de gripes e resfriados.

O alho poró contém altos teores de fibras e estas são fundamentais para a manutenção da saúde de todo o sistema digestivo. As fibras são importantes para estimular o fortalecimento do estômago, dos rins e do intestino, ajudando na limpeza do trato intestinal, melhorando a absorção de nutrientes e também promovendo maior saciedade e controle da fome.

Além disso, o alho poró contém prebióticos, que são bactérias boas e que ajudam a estimular a ação peristáltica, eliminando fluidos digestivos e aumentando a saúde do sistema digestivo.

Compartilhe esse artigo





Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br