Sopas & Caldos para o inverno - Rancho Orgânico

Receitas

Sopas & Caldos para o inverno

Rancho Orgânico

Sabe-se hoje que já há 10 000 anos atrás, os nossos antepassados deitavam alimentos ao seu gosto em poças de água fervente para os cozinhar. Nasceu, desta forma, a sopa!

Este caldo resultante da cozedura de legumes, muitas vezes enriquecido com pão, carne ou peixe, saciou a fome de gerações ao longo dos tempos e chegou mesmo a merecer homenagem de poetas, músicos e filósofos.

Infelizmente, durante o século XX, a sopa passou a ter uma conotação negativa, pois era um alimento associado à baixa condição social. É por este e outros disparates que o consumo de sopa tem vindo a diminuir, especialmente nos países ocidentais, e que a condição de importante legado cultural e gastronómico da sopa tem vindo a ser esquecida.

A sopa, pelo seu modo de preparação e pelos seus ingredientes tradicionais, é um alimento com uma importância nutricional extraordinária. Para além de ser de fácil digestão é ainda rica em vitaminas e minerais. Os legumes e as hortaliças são muito ricos nestes dois tipos de nutrimentos, que são melhor absorvidos quando se encontram dissolvidos em água. Como na sopa a água da cozedura não se rejeita, não há grandes percas de vitaminas ou minerais.

Adicionalmente, a sopa previne a obesidade e regula o apetite, impedindo o consumo excessivo do prato principal, pois é rica em fibras alimentares que, por sua vez, também são essenciais ao bom funcionamento do aparelho digestivo!

Bom apetite!

Sopa de aveia:

Ingredientes
1/4 xícara (chá) de manteiga
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 litro de água de caldo de carne ou legumes
4 colheres (sopa) de flocos de aveia
2 tomate cortados em quatro
50 gramas de queijo emmental (ou outro de sua preferência) picado
Sal e pimenta-d0-reino a gosto

Modo de preparo
Derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes. Adicione o caldo, tampe a panela e cozinhe até levantar fervura. Junte os flocos de aveia e o tomate, mexa bem e deixe ferver por 5 minutos.
Corrija o tempero se necessário e, na hora de servir, coloque o queijo picado no fundo do prato.

Os inúmeros benefícios da aveia são consequência das suas excelentes propriedades nutricionais. Ela é rica em fibras solúveis e insolúveis e em minerais como manganês e molibdênio, fósforo, magnésio, cobre, cromo e zinco. Possui ainda vitamina B1, biotina e uma proporção alta de proteínas quando comparada a outros alimentos de origem vegetal.

 

Caldo de milho verde com gengibre:

Ingredientes
5 espigas de milho
1 unidade de gengibre com 7 cm aproximadamente
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola ralada
2 xícaras (chá) de leite quente
Sal e noz-moscada a gosto

Modo de preparo
Descasque e rale o gengibre, depois reserve. Cozinhe o milho em água com sal até que fique macio e com uma faca, corte o milho das espigas e bata no liquidificador com 1/2 xícara (chá) da água do cozimento.
Aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar transparente e junte o gengibre. Adicione o milho, mexa e acrescente o leite.
Cozinhe até engrossar. Tempere com o sal e a noz-moscada e sirva imediatamente.

O milho é uma fonte rica de muitas vitaminas e minerais e por este motivo o consumo das suas diferentes variedades, assim como dos seus derivados, encaixa-se perfeitamente em uma dieta saudável e nutritiva. Entre os benefícios do milho para a saúde podemos citar a prevenção de doenças digestivas e do coração, a redução da hipertensão e a prevenção de defeitos do tubo neural em bebês.

Creme de inhame, feijão azuki e cenoura:

Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho
1 cebola roxa pequena ralada
2 xícaras (chá) de inhame em cubos
2 xícaras (chá) de cenoura em cubos
2 colheres (sopa) de salsa picada
3 xícaras (chá) de feijão-azuki cozido
Água fervente
Sal a gosto e nozes trituradas

Modo de preparo
Em uma panela funda, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola, o inhame, a cenoura e a salsa. Cubra os legumes com água e cozinhe al dente. Deixe amornar e bata no liquidificador. Adicione sal e volte a aquecer. Sirva com o feijão-azuki e polvilhe as nozes.

O feijão azuki contém muitas proteínas, o que é bom para atletas, veganos e vegetarianos, e também muitas fibras por porção, sem contar a quantidade de vitaminas e minerais, que são superiores a muitos outros tipos. Além disso, o feijão azuki é uma excelente escolha para as pessoas que sofrem com anemia ou baixa energia, uma vez que seu teor de ferro é elevado.

Sopa de agrião:

Ingredientes
1 maço de agrião limpo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 1/4 xícara (chá) de batata sem casca e cortada em cubos
3 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 xícara (chá) de leite
Sal a gosto

Modo de preparo
Aproveite os talos tenros do agrião, pique e cozinhe na manteiga por alguns minutos. Quando começar a amolecer, acrescente a batata, o caldo de legumes e cozinhe em fogo baixo (170 ºC a 190 ºC) por 20 minutos. Bata no liquidificador e depois leve ao fogo, dilua no leite e tempere com sal.

O agrião é fonte de nutrientes que completam o quadro nutricional necessário, já que é rico em vitaminas do complexo B, A, C e K, minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo, substâncias essenciais para o funcionamento do nosso corpo!

Sopa de beterraba:

Ingredientes
5 beterrabas
1 cebola média picada
3 xícaras (chá) de caldo de legumes
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de iogurte natural
Sal a gosto

Modo de preparo
Descasque a beterraba, corte-a em pedaços e cozinhe em água e sal. Escorra e reserve. Numa panela, refogue a cebola num fio de azeite. Junte o caldo e a beterraba e cozinhe por 10 minutos. Adicione o açúcar e o limão. Leve para o liquidificador e bata. Devolva à panela, tempere com sal e aqueça. Decore com o iogurte.

As beterrabas são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, tais como B1, B2, B5, B6 e B9. Esta última, chamada também de ácido fólico, é importantíssima para a mulher grávida, uma vez que é utilizada para o desenvolvimento normal da coluna vertebral da criança.

Compartilhe esse artigo





Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br