Torta de damasco vegana - Rancho Orgânico

Receitas

Torta de damasco vegana

Torta de damasco vegana é uma receita de sobremesa bem simples, super fácil, deliciosa, sem açúcar ou lactose e que não precisa de forno!

Ingredientes:

Para a massa
250g de amêndoas
80g de tâmaras secas sem caroço

Para o recheio
400g de damasco seco
30g de gengibre fresco descascado

Modo de preparo:

Para a massa
Deixar as tâmaras de molho em água filtrada por um período de 8 horas.
Escorrer e processar (pode ser na centrífuga ou no liquidificador) até obter uma pasta bem homogênea.
Em seguida processar as amêndoas até obter uma farofa de textura grossa.
Misturar as amêndoas e as tâmaras e espalhar em uma forma para torta de aro removível ou outro recipiente de sua preferência.
Colocar a base da torta para descansar na geladeira por pelo menos 1 hora.

Para o recheio:
Deixar os damascos de molho em água filtrada por um período de 8 horas.
Em seguida, escorrer e processar os damascos com o gengibre (pode ser na centrífuga ou no liquidificador) até obter uma pasta cremosa.
Espalhar o recheio sobre a base delicadamente.
Pode enfeitar com fatias de damasco seco e amêndoas picadas.
Deixar descansando na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Você sabia que:

O damasco é uma fruta, que se insere na família do fruto do pessegueiro, no entanto, tem menores dimensões, polpa com menos sumo e um paladar mais ácido.

Provêm do damasqueiro, uma árvore com origem na Sibéria e China, que pode alcançar 7 metros, em altura. Esta espécie foi levada para a Inglaterra, no século XVIII, difundindo-se, posteriormente, pela Europa. Em 1920 foi introduzido na América do Norte.

Este fruto, quer seja seco ou fresco, auxilia a adocicar outros alimentos de um modo nutritivo. O damasco é rico em fibras de características solúveis que intervêm, de forma positiva, no funcionamento intestinal. Contêm ferro, um mineral fundamental no processo de transporte de oxigénio, por todas as células. Por outro lado, tem também grandes quantidades de vitaminas A e B e quase não contém gorduras.

O damasco seco é rico em fósforo, potássio e cálcio que auxiliam a manutenção da energia e fortificação óssea. Contém também sódio que tem um papel importante no processo de transmissão nervosa e no equilíbrio de fluidos corporais. Devido a estas características, o damasco torna-se num aliado de pessoas que sofrem de raquitismo, desnutrição, cirrose hepática e anemia.

Mas não fica por aqui, o damasco fortalece os dentes, cabelos e unhas e ajuda na cura de tosses, gripes, prisão de ventre e ainda estimula o apetite. Ainda lhe atribuem propriedades laxantes e diuréticas. Há que recordar que o damasco seco também contém todas estas substâncias, no entanto em menos quantidade.

Compartilhe esse artigo





Endereço

Rua Santa Cruz, 557 - Bairro Alto - Piracicaba

Telefone

(19) 2532-0828

(19) 3432-7703

(19) 99670-7703

Email

contato@ranchoorganico.com.br